meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

16 de novembro de 2011

Crianças com pneumonia grave tratadas em casa por Agentes de Saúde têm mais chances de cura que as encaminhadas aos hospitais.


Doença causa morte anual de 1,4 milhão de menores de 5 anos no mundo.
Crianças com pneumonia grave tratadas em casa por Agentes de Saúde têm mais chances de cura que as encaminhadas aos hospitais.
Essa é a conclusão de um estudo feito no Paquistão por pesquisadores da Universidade de Boston, da organização internacional Save the Children e da Organização Mundial da Saúde (OMS).O resultado foi publicado na quinta-feira (10) na edição online da revista "The Lancet".
A descoberta pode salvar milhares de vidas por ano, já que a pneumonia é a principal causa de morte de crianças em todo o mundo. Essa inflamação dos pulmões leva a óbito anualmente 1,4 milhão de menores de 5 anos – 99% deles nos países em desenvolvimento.

No trabalho, realizado no distrito de Haripur, no norte do Paquistão, os pesquisadores descobriram que cuidados domiciliares coordenados por um grupo de mulheres treinadas e munidas com doses do antibiótico amoxicilina durante cinco dias reduziram atrasos e falhas no tratamento, em comparação à prática padrão (administrar uma dose de antibiótico e encaminhar a criança a um hospital ou clínica para aplicação intravenosa de remédios).

Foram analisadas 1.857 crianças tratadas em casa com amoxicilina e outras 1.354 de um grupo de controle que recebeu o antibiótico cotrimoxazol e foi encaminhado ao centro médico mais próximo. Os autores observaram eventuais falhas no tratamento dos pacientes no sexto e no 14º dias.
Por causa da falta de recursos nos cuidados de saúde – muitas famílias fazem longas e caras viagens para chegar a um local que preste atendimento ainda precário –, o Paquistão e outros países em desenvolvimento se voltam cada vez mais para agentes comunitários de saúde.

Segundo os pesquisadores, o atendimento domiciliar oferece significativa redução de custos para as famílias e os sistemas de saúde, além de diminuir o risco de que crianças com pneumonia desenvolvam complicações decorrentes de infecções em hospitais lotados. No estudo, a mortalidade foi muito baixa: dois menores no grupo controle e um no de intervenção.

Na opinião do especialista em doenças infecciosas dr. Donald Thea, coautor do estudo e pesquisador do Centro para Saúde Global e Desenvolvimento da Universidade de Boston, os resultados provam que profissionais de saúde capacitados podem identificar e gerenciar essa complexa doença.
No início da pesquisa, os Agentes foram chamados pelas famílias para o atendimento de menos de 1% dos casos suspeitos de pneumonia. Ao final do levantamento, esse número subiu para 52%.
Com uma atenção muito maior dada a doenças como aids e malária, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apelidou a pneumonia de "assassino esquecido das crianças." E essa pesquisa surge às vésperas da terceira edição do Dia Mundial Pneumonia, lembrado no próximo sábado (12) e destinado a chamar atenção para a doença.

A rede paquistanesa de agentes comunitários conta com 90 mil integrantes e foi criada em 1994 pela então primeira-ministra Benazir Bhutto – que morreu em um atentado em 2007.

O objetivo é melhorar a saúde materna e infantil e gerar empregos para as mulheres, particularmente em áreas rurais, onde vivem três quartos da população.
Essas funcionárias, que são obrigadas a ter pelo menos o ensino fundamental, são responsáveis, cada uma, por 150 famílias.

E programas semelhantes já estão em vigor em outros países, como Nepal e Malaui.
Segundo dados de 2007 da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em 31 mulheres paquistanesas morre no parto ou em decorrência dele, e uma em dez crianças no país morre antes de completar 5 anos.






FONTE: Globo.com/G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...