meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

22 de novembro de 2011

Projeto "Natal sem Dengue" acontece no Centro e na Orla de Fortaleza


22.11.2011

Operações de combate à dengue começam neste mês de novembro. Desde esta terça-feira, 22, até 22 de dezembro, o Centro e a orla marítima de Fortaleza recebem a Operação "Natal sem Dengue”, uma iniciativa da Vigilância Ambiental Biológica da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle Químico de Vetores. Os locais foram escolhidos considerando o grande fluxo de moradores e visitantes no período de fim de ano. A operação tem como objetivo reduzir a população de mosquitos Aedes aegypti nas duas áreas.


Durante um mês, cerca de 40 homens irão trabalhar realizando limpeza e desobstrução da rede de esgoto e o tratamento em pontos estratégicos, como borracharias, sucatas, oficinas mecânicas e depósitos.

No Centro, a equipe estará em atividade das 3h às 7h, fazendo o desentupimento de galerias comerciais, inspeção de marquises de prédios e paradas de ônibus, limpeza e desobstrução de canais de esgoto e bocas de lobo, além da limpeza de toda a extensão do riacho Pajeú.
 
Na orla, a operação começa na Praia do Futuro, mas todo o trecho que vai da Barra do Ceará até o Caça e Pesca será contemplado. Os trabalhos estão sendo realizados das 6h às 10h e das 15h às 19h. A equipe de Controle Químico de Vetores vai atuar em 22 terrenos baldios e em pontos estratégicos. Com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 


Agentes de endemias são preparados para combate à dengue

As ações de preparação dos municípios para o combate à dengue continuam. No Ceará, 51 municípios irão receber R$ 5,1 mi do Ministério da Saúde para intensificar medidas de prevenção e controle. Eles foram definidos por tamanho de população, localização em áreas endêmicas de dengue com notificação acima de 300 casos da doença por 100 mil habitantes em pelo menos um dos anos no período de 2007 a 2011. 

Além dos recursos, o Governo do Estado investiu R$ 300 mil na aquisição de 100 máquinas portáteis para aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue. As máquinas costais serão liberadas para as Coordenadorias Regionais de Saúde, atendendo as necessidades de todos os municípios cearenses.

Para que a ação funcione, o Governo do Estado afirma que o Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa vai treinar 180 agentes de endemias dos nove municípios da Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) de Brejo Santo. O treinamento com duas turmas do Curso de Atualização para Agentes de Endemias do Programa de Controle da Dengue, no período de 22 de novembro a 25 de novembro, e de 29 de novembro a dois de dezembro. 

Portal O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...