meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

5 de novembro de 2011

Itabira notificou 253 casos de dengue este ano


03/11/2011 10H20
TATIANA SANTOS
Com o período chuvoso, as chances de proliferação do mosquito da dengue (Aedes aegypti) aumentam exponencialmente. A maneira mais eficaz de evitar a proliferação é não deixar o mosquito se propagar. De acordo com relatório atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, fechado no último dia 27 de outubro, 253 casos foram notificados em Itabira neste ano.
 
Do total de notificações, 73 foram positivos (entre pessoas da região urbana e rural; pessoas que vieram de outras cidades; pacientes de Itabira que fizeram exames em laboratório particular e pessoas com suspeita, mas que pelos sintomas, detectou-se o resultado). Os casos negativos totalizaram 180 – entre os confirmados, os que estão em processo de investigação e aqueles que aguardam resultado.
 
Natália Franco Barbosa de Andrade, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, afirma que a situação na cidade deve ser sempre de atenção. “Os dados só mostram o que já passou, por isso, devemos estar sempre atentos aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito”.
 
“Reserve dez minutinhos de sua semana para acabar com a dengue”, pede a chefe de Departamento.  Ela informou ainda que o reservatório localizado atrás da geladeira pode acumular água, devendo ser retirado uma vez por semana para ser limpo.  No inverno, o inseto leva de 30 a 35 dias para passar da fase de larva para mosquito.  Já no verão, dez dias é o tempo suficiente para essa mudança.
 
Como evitar a proliferação
A maneira mais eficaz de se evitar a dengue é não deixar o mosquito se proliferar. É necessário manter sempre limpa a caixa d’água e poços. Além disso, deve-se evitar jogar lixo nas ruas e quintais, pois mesmo tampas de garrafas pet, copos plásticos e brinquedos podem ser locais para proliferação do mosquito

- O mosquito da Dengue gosta de água limpa e parada. Evite deixar plantas em vasos com água.
- Troque semanalmente a água dos vasos das plantas e limpe sempre os pratinhos que acumulam água.
- Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes.
- Para não acumular água, as latas devem ser furadas antes de jogadas fora.
-As garrafas vazias devem ser colocadas de boca para baixo.
- Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água da chuva.
- O lixo caseiro deve estar bem lacrado e colocado na lixeira nos horários previstos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...