Se normalmente temos dificuldade em descobrir quando alguém está mentindo pessoalmente, na internet é ainda mais difícil. Pesquisadores da universidade de Wisconsin-Madison e também da faculdade de Cornell, nos Estados Unidos, publicaram recentemente um estudo sugerindo que podemos identificar, sim, mentirosos virtuais através de sinais linguísticos.
A pesquisa "What Lies Beneath: The Linguistic Traces of Deception in Online Dating Profiles", publicada na edição de fevereiro do "Journal of Communication", analisou as descrições pessoais dos perfis de sites de relacionamento para saber se os usuários estavam sendo sinceros. Para isso, 78 pessoas de quatro sites distintos tiveram suas alturas, pesos e idades comparadas com suas fotos e descrições dos perfis.
A análise linguística desse grupo revelou padrões de mentiras em suas versões virtuais, como:
- Perfis mentirosos geralmente usam palavras de negação nas descrições. Por exemplo: em vez de dizer que está "feliz", acaba dizendo que "não está triste".
- Quanto mais mentiroso for o perfil, menor a chance de ser usado o pronome "eu". De acordo com o estudo, os usuários querem se distanciar de suas declarações enganosas.
- As descrições dos perfis tendem a ser curtas e vagas, uma forma de evitar uma rede de dados falsos. Quanto menos escrevem, menos mentiras precisarão lembrar e explicar depois.
- Se mentem sobre sua forma física, a pesquisa identificou que os usuários evitam tocar no assunto (como alimentação ou detalhes sobre o corpo) e compensam a mentira estimulando outros assuntos, como o trabalho, por exemplo.
Com os padrões descobertos, os pesquisadores conseguiram identificar que os usuários mentiam 65% das vezes, número significativo comparado ao de uma pessoa comum, que, de acordo com estudos anteriores, fica abaixo de 50%
Muito bom o artigo, Priscila. Valeu! Vou ficar mais atenta.
ResponderExcluirQuanto a utilidade da pesquisa, só podia ser dos americanos...
ResponderExcluirOs crimes virtuais tem aumentado bastante e muitas das vezes os criminosos só conseguem praticar porque internautas desavisados "QUE NÃO MENTEM" rsrsrs...se expõem através das redes sociais, tornando-se vitímas fáceis para esse novo tipo de criminoso, o virtual.
Nomes completos, data de nascimento, fotos intimas e até da família, nº de telefone são alguns exemplos de usuários a mercê de crimes virtuais.
Lembro de uma reportagem em que uma dona casada conheceu através de um site de relacionamento um homem com quem começou a trocar confidências e fotos íntimas, depois começou a chantagem, onde ele ameaçava expor as fotos dela na internet se ela não depositasse dinheiro na conta dele. isso é só mais um caso de muitos que ocorrem no mundo virtual.
Dica de segurança;
Evite colocar seus dados completos na rede, um pouquinho de omissão ou mentira não faz mal a ninguém...