Rio -  A população do Rio corre o risco de enfrentar uma epidemia de dengue tipo 4 este ano, alertou a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Já foram confirmados seis casos — quatro na região de Bangu e Realengo (AP 5.1), na Zona Oeste, e dois na área de Madureira (AP 3.3), na Zona Norte. Em Niterói, houve notificação de um caso.

Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde do Município do Rio, diz que a preocupação é maior porque não havia registro de dengue tipo 4 na cidade. “Isso significa que temos uma população de mais de seis milhões de habitantes suscetível, que não tem proteção para esse tipo de vírus”, destacou.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
Em todo o estado, a Secretaria Estadual de Saúde notificou 2.711 casos de dengue desde o dia 1º de janeiro. O tipo 1 foi predominante. Nenhuma morte foi registrada. Na capital, foram 1.234 casos da doença, número bem maior que o último boletim semanal da prefeitura, que anunciara 532 doentes.

Trabalhos de prevenção e combate aos focos do mosquito feito por agentes de saúde incluem varredura de imóveis, conscientização dos moradores e uso do fumacê, que até o dia 4 percorre 20 bairros com alto índice de casos. A população conta ainda com 20 polos de atendimento contra dengue 12 horas e quatro polos 24 horas.

SINTOMAS SEMELHANTES

Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Marília Abreu explica que os sintomas da dengue tipo 4 são iguais aos demais (1,2 e 3) — febre, mal-estar, prostração intensa e dor de cabeça. “Grande parte da população não está imune, pois o vírus tipo 4 nunca circulou. Quem já teve dengue 1, 2 ou 3 não pega mais. Mas não está livre do tipo 4”, explica.

Focos

Vasos, frascos, garrafas, recipientes de gelo, material de construção e objetos religiosos são apontados como os depósitos predominantes de focos do Aedes aegypti, com 26,4% das ocorrências. Para alertar a população, na sexta-feira, a partir das 8h, será realizada a 9ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue, com partida de 200 postos municipais de saúde.