Rio -  Agentes de saúde da Prefeitura do Rio entraram à força num imóvel no Rio Comprido ontem para vistoriar focos de dengue. A cobertura, que fica no número 33 da Rua Paula Fracinete, estava fechada há cerca de um ano. No local, os técnicos encontraram uma piscina abandonada e larvas de dengue. A ação — a primeira desse tipo feita esse ano — teve por base o decreto 613.306 de 2011, que permite que os agentes entrem em locais abandonados ou fechados, sem que o proprietário esteja presente.

“Estamos tomando todas as medidas para evitar a epidemia. Fizemos essa entrada compulsória e vamos monitorar. Se acontecer de novo, terá multa”, disse o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann.

Além disso, a secretaria realizou na manhã de ontem a 9ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio. Durante a caminhada, foram eliminados 4.734 focos do mosquito Aedes aegypti e identificados 4.996 possíveis criadouros — muitos no Palácio da República. “É uma área frequentada por crianças e idosos. Fizemos um pente fino no local e orientamos a administração do Palácio sobre os procedimentos para evitar o mosquito”.

À tarde, foi feita uma ação de combate à dengue no Sambódromo. Agentes usaram um carro fumacê e equipamentos portáteis para borrifar inseticida na Marquês de Sapucaí e entorno.

http://odia.ig.com.br/portal/rio/todos-contra-a-dengue/dengue-agentes-de-sa%C3%BAde-arrombam-cobertura-na-z-norte-1.402516