meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

14 de fevereiro de 2012

Belém está fora do risco de surto de dengue


O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira,13, a lista de municípios brasileiros com risco de surto de dengue neste início de ano. O mapeamento mostra que, ao todo, em 91 cidades foram encontrados focos de reprodução do mosquito transmissor, sendo que cinco delas são paraenses. Altamira, Igarapé Miri, Itaituba, Parauapebas e Tucuruí completam a lista de municípios que devem estar em alerta contra a doença. Os estados da Bahia (22 cidades) e do Maranhão (12 cidades) estão entre os que concentram maior risco de surto.

O levantamento feito pelo Ministério da Saúde para identificar os focos de reprodução do mosquito transmissor foi feito em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. Nos locais considerados em situação de risco, quase 4% das residências visitadas pelos agentes de saúde apresentaram larvas do mosquito. Os apontamentos mostram que nas regiões Norte e Centro-Oeste a maior incidência do mosquito transmissor da doença se concentra em locais onde há lixo e pouco saneamento.

Em todo o Brasil, o número de casos da doença reduziu 62% nos primeiros 45 dias deste ano, em relação a igual período do ano passado. Enquanto que no início de 2011 foram apontadas 106.373 ocorrências, no mesmo intervalo deste ano, o volume de casos retraiu para 40.486. Em tendência similar, ainda considerando as seis primeiras semanas deste ano, houve uma redução de 86% no quantitativo de ocorrências graves e de 66% nos casos de óbitos, diminuindo de 95, em 2011, para 32, em 2012.

Os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde fazem parte do Levantamento de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa 2012), que realizou uma apuração em 536 cidades brasileiras. Os números mostram um dado alarmante: 356 municípios têm alta presença do mosquito, dos quais 91 estão em situação de risco de surto e 265, em alerta. Na contramão destes, 180 cidades apresentam baixo risco de infestação.

A mais recente ação da Prefeitura de Belém no combate à dengue foi no Distrito de Outeiro, com cerca de 120 agentes visitando mais de três mil imóveis no bairro Água Boa.

Apesar de estar classificado em “médio risco”, Emerson Correa, coordenador do grupo de trabalho no Outeiro, conta que o distrito foi escolhido para intensificar o trabalho dos agentes devido o período de chuvas que a região enfrenta. “Precisamos da conscientização de todos. Não adianta ter um agente por casa se a população não faz a sua parte”, diz.

Ele relembra que o Ministério da Saúde recomenda retornos aos imóveis para avaliação de focos de dengue a cada dois meses. “Mas o mosquito leva apenas 15 dias para se proliferar. Por isso que intensificamos estas ações”, completa. Segundo Correa, o trabalho dos fiscais da dengue vem sendo contínuo. “Visitamos semanalmente várias áreas de Belém, todos os dias, para evitar que a doença se prolifere”, argumenta.

Fonte: http://www.belem.pa.gov.br/app/c2ms/v/?id=1&conteudo=4174

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...