meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

7 de fevereiro de 2012

Minas reduz casos de dengue em 77% em um ano. E esse ano de 2012, como será?


Minas reduz casos de dengue em 77% em um ano

Porém, as fortes chuvas que caem em todo o Estado exigem que a luta contra a dengue continue. Isto porque a água empossada forma um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
“Mesmo com a redução, tanto de número de casos da doença, quanto da infestação do mosquito, o combate à dengue deve continuar diariamente. É necessária uma atuação constante da população: manter caixas d’água tampadas; não usar pratos nos vasos de plantas; esvaziar garrafas sem uso; manter limpos calhas, lajes e piscinas”, alerta o secretário da pasta, Antônio Jorge de Souza Marques.
Mobilização e sucesso
Estudos previam que a dengue avançaria em Minas em 2011. Para impedir que isso acontecesse, a SES criou, no final de 2010, o Programa Estadual de Controle da Dengue, que teve como uma de suas principais ferramentas a Força Tarefa – Todos contra a dengue.
O programa tem como objetivo estimular a participação e a mobilização do cidadão. Por meio da Força Tarefa, formada por quase 400 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 120 agentes de saúde, a estratégia busca eliminar os possíveis focos do mosquito.
Atualmente, são utilizados 10 ônibus, 70 carros “fumacê”, 600 bombas costais, nove caminhões (Dengue Móvel) e 20 Dengômetros (estandes onde as pessoas têm acesso às informações sobre a doença), que realizam varreduras nas áreas consideradas de risco.
A aceitação e participação da população são muito grandes. Somente no ano passado, foram recolhidos mais de 2 milhões de possíveis criadouros do mosquito, e a Força Tarefa visitou 41 municípios.
Ações para 2012
Neste ano, a tecnologia também está sendo usada como arma do Governo de Minas na guerra contra os focos do mosquito. Conteúdos para internet, smartphones e tablets prometem estimular e mobilizar ainda mais a população para continuar a luta contra a doença.
As redes sociais contam com várias iniciativas. Além dos já conhecidos Dengue Ville e Observatório da Dengue, a SES disponibilizou uma versão para iPhones (iOS) do aplicativo Contra Dengue. Esse aplicativo (app) permite ao usuário obter informações diretas sobre a dengue em Minas e também colaborar com a campanha, fazendo denúncias de casos e focos da doença através de email e/ou Twitter.
Para 2012 também está previsto um incremento da infraestrutura. Em dezembro, Minas recebeu 44 veículos para as equipes da Força Tarefa, sendo 31 caminhonetes, 10 micro-ônibus e três caminhões. Foram entregues equipamentos de segurança (máscara, luvas, capacete, etc.) para uso dos profissionais durante a aplicação de inseticida.
A SES autorizou ainda a distribuição de cloreto de sódio 9mg/mL/bolsa 500ml, dispositivos de acesso venoso e equipamentos para os 54 municípios constantes na lista prioritária do Ministério da Saúde (MS) e que receberam insumos da dengue em 2010.
Em uma ação permanente na luta contra a dengue, o Governo de Minas intensifica aquilo que gerou e deu resultado positivo, como as campanhas de mobilização, reforço na capacitação da equipe de assistência e apoio às ações locais desenvolvidas por municípios considerados em situação de alerta.
Para mais informações, ligue 155 ou acesse www.guerracontraadengue. com.br.

COMENTÁRIO DA ACE PRISCILA



ESPERO QUE ESTA DIMINUIÇÃO DOS CASOS NÃO TENHA LIGAÇÃO COM O M.I DENGUE.
HÁ DOIS ANOS ATRÁS A ECOVEC JUNTAMENTE COM O ESTADO DE MINAS FIZERAM CONTRATOS COM VÁRIOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS.


VEJAM ESSA MATÉRIA QUE NÃO FOI CITADA NA PUBLICAÇÃO ACIMA:

Método da UFMG reduz casos de dengue

Técnica reduziu em 50% os casos da doença em 20 municípios mineiros onde foi implementada


  COM ESSE CONTRATO O GOVERNO DE MINAS PAGARIA AS DESPESAS QUE OS MUNICÍPIOS TIVESSEM COM A POPULAR ARMADILHA DURANTE DOIS ANOS.
  NO FIM DO ANO PASSADO, MAS ESPECIFICAMENTE EM MEADOS DE SETEMBRO, ACABOU ESSE CONTRATO E AÍ FICARIA A CRITÉRIO DO MUNICÍPIO CONTINUAR OU NÃO COM O M.I DENGUE, CASO O MUNICÍPIO RESOLVESSE CONTINUAR TERIA QUE ARCAR COM AS DESPESAS DO MESMO.
  BOM, O QUE SEU É QUE POR DOIS ANOS CONSECUTIVOS ITABIRA GANHOU PREMIO DE CIDADE MODELO NO COMBATE A DENGUE E SEGUNDO O ESTADO, ISSO SE DEU POR CONTA DA IMPLANTAÇÃO DAS ARMADILHAS.


Prefeito de Itabira e agentes na campanha contra a dengue do ano passado
    O FATO É QUE NOSSO MUNICÍPIO, ASSIM COMO VÁRIOS OUTROS NÃO QUIS ARCAR COM AS DESPESAS DAS ARMADILHAS.
   COMO PREVISTO, JÁ ESTAMOS VENDO E SENTINDO NA PELE O REFLEXO DESSE NÃO INVESTIMENTO DA NOSSA PREFEITURA NA SAÚDE DA POPULAÇÃO. PROVA DISSO É O ÚLTIMO LIRAA CUJO RESULTADO FOI:




EU SÓ ESPERO QUE COM ESSA REALIDADE NÃO GANHEMOS ESSE ANO AO INVÉS DE PRÊMIOS, MAIS ÓBITOS, POR CAUSA DE DENGUE E QUEM SABE COM ESSES INCENTIVO FINANCEIRO QUE O MUNICÍPIO RECEBEU DO GOVERNO FEDERAL, NOSSO "QUERIDO" PREFEITO SE CONSCIENTIZE DA NECESSIDADE DE CONTINUAR ESSE TRABALHO DE MONITORAMENTO INTELIGENTE E VOLTA COM AS ARMADILHAS??? 

ACORDA ITABIRA, ACORDA!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...