Id: | 500658 |
Autor: | Fontoura, Nathalia Giglio. |
Título: | Efeito do Novaluron - um inibidor da síntese de quitina - sobre Aedes aegypti em laboratório e simulado de campo / Effect of the Novaluron - an inhibitor of the chitin synthesis - on Aedes aegypti in simulated laboratory and of field. |
Fonte: | Rio de Janeiro; s.n; 2008. xiii,90 p. ilus, tab, graf. |
Idioma: | Pt. |
Tese: | Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Mestre. |
Resumo: | A dengue é um grande problema de saúde pública. Esta arbovirose é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o principal vetor o Aedes aegypti. Ainda hoje o alvo principal das campanhas de controle dessa doença é o vetor e, dentre as possibilidades, o controle químico é ainda mais comum. Atualmente para o controle de aedes aegypti no Brasil são utilizados principalmente os larvicidas temephos e Bti e o adulticida deltametrina. Detectamos por meio de ensaios tipo dose-resposta, resistência a temephos nas quatro populações avaliadas - Cuiabá, MT, Uberaba, MG, Aracajú, SE e Henrique Jorge/Fortaleza, CE. Henrique Jorge foi notadamente a população com maior alteração na resposta a temephos. Por outro lado, somente Cuiabá se mostrou sensível a deltametrina, enquanto as outras populações apresentaram resistência incipiente. Com o aumento da resistência aos inseticidas químicos usados, novas alternativas de controle, se fazem necessárias. Dentre estas se encontram os inibidores de síntase de quitina (CSI). O novaluron é um inibidor da síntese de quitina e foi recentemente recomendado pela OMS para uso em água potável, o que o qualifica como uma alternativa viável ao controle de larvas do vetor de dengue. Em condições de laboratório novaluron apresentou grande eficácia sobre larvas de Aedes aegypti da cepa Rockefeller: total inibição da emergência de adultos viáveis desta cepa foi obtida com a concentração 0,4(miu)g/L. Novaluron também se mostrou eficaz sobre as populações do campo testadas e nenhuma delas apresentou resistência a este CSI, independente de seu status de resistência aos inseticidas químicos avaliados. Em simulado de campo, foram avaliadas a cepa Rockefeller e as populações Aracajú e Henrique Jorge. Com a concentração 20(miu)g/L, o produto mostrou boa persistência em área externa e interna sobre larvas de Aedes aegypti. Em área externa, no período de março a maio, mortalidade acima de 70por cento foi obtida até a sexta semana, enquanto...químicos.(AU) FONTE |
" Somos agentes de combate a endemias e agentes de saúde com disposição e coragem para lutar por nossos direitos. Sabemos que nossa profissão é extremamente importante, porém ainda muito desvalorizada por parte de nossos governantes. Mesmo assim temos orgulho do nosso serviço e amamos o que fazemos." E-MAIL: pri.primiranda@hotmail.com tel: 31 8719-2523 (oi)
26 de maio de 2011
O QUE É O NOVALURON?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem vamos trabalhar com esse novo produto (novaluron), mais e o rotulo onde esta?Sera que mais uma vez vâo jogar em nossas mâos esse produto sem nos dar nen um esclarecimento, ESTAR CERTO?
ResponderExcluirÉ vamos trabalhar com esse novo produto sem nenhuma informação.DE que é feito? Quais os efeitos colaterais ? Cadê o rotulo desse produto que não aparece ? Será que nãO vão nos da uma explicação?
ResponderExcluirnão sei da composição viu! aqui ainda usamos o velho abate,que por sinal foi trocado de fabricante. tem três meses mais ou menos que o que usamos tem nos feito mal. o cheiro tamuito mais forte, causando enjoo, dor de cabeça e tontura e até msm problemas respiratórios em vários agentes. Acho que seria melhor se trocassem pelo novaluron, pois como diz o tiririca,"pior doque ta, não fica"
ResponderExcluiraquiem aracati ja stamos usando o novalorun espero que ele seja eficiente para que possamos acabar com futuras epidemias.
ResponderExcluirOlá Pri, acabei de conhecer o blog e to achando interessante pois só assim ficarei por dentro da situação atual das coisas que estão acontecendo, como piso salarial, larvicida, etc. Estou no blog! Vou divulgar aos meus colegas de trabalho, abraços e td de bom pra ti!
ResponderExcluirolám prycylla e amigos ace e acs em fim todos q acessam esse brioso blog,sou mais um q frequentemente estou passando para ver o q tem de novo,me surpreendi quando vc falou q ainda usam o abate por ai!
ResponderExcluir