meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

23 de maio de 2011

Como funciona a efetivação do agente comunitário de saúde



Um leitor me perguntou:
De que forma se dá o processo de efetivação do ACS por parte do município? Um ACS passou por um processo seletivo público em 2002, quando o município ainda não realizava concurso publico para ACS. Esse ACS deve entrar com pedido de efetivação, ou o município é obrigado a efetivá-lo? Há uma lei que nos ampare neste sentido?
Prezado Samuel, o trabalho do agente comunitário de saúde é regido principalmente pelaEmenda Constitucional nº 51, pela Lei Federal nº 11.350, e pela Emenda Constitucional nº 63. A sua dúvida é respondida pelo parágrafo único do 2º artigo da EC 51:
Os profissionais que, na data de promulgação desta Emenda e a qualquer título, desempenharem as atividades de agente comunitário de saúde ou de agente de combate às endemias, na forma da lei, ficam dispensados de se submeter ao processo seletivo público a que se refere o § 4º do art. 198 da Constituição Federal, desde que tenham sido contratados a partir de anterior processo de Seleção Pública efetuado por órgãos ou entes da administração direta ou indireta de Estado, Distrito Federal ou Município ou por outras instituições com a efetiva supervisão e autorização da administração direta dos entes da federação.
O primeiro passo é entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, levando uma cópia da EC 51 e da Lei 11.350. Pode ser necessário envolver também o Ministério Público, que ao menos no Espírito Santo tem combatido a precariedade dos vínculos trabalhistas na área da saúde pública. Alguns sindicatos já têm experiência nesse processo, e saberão dar informações mais detalhadas. No caso da efetivação dos ACS de Vitória, além do Ministério Público o SindiSaúde também acompanhou todo o processo.

Um comentário:

  1. acs desistimulada .VENHO ATRAVÉS DE COMENTÁRIO,RECLAMAR SOBRE O QUE FAZEM COM OS AGENTES DE SAÚDE
    GANHAMOS O INCENTIVO E AQUI EM VILAVELHA ES, NUNCA NOS PAGARAM
    A NOSSA EFETIVAÇÃO É OUTRA NOVELA ,E O PIOR QUE QUANDO PERGUNTAMOS ALGUMA COISA QUE SEJA PARA O NOSSO BENEFÍCIO NINGUEM SABE NADA .ISSO DEIXA A GENTE SEM ESTÍMULOS E SEM ACREDITAR EM NINGUEM .AS EXIGENCIAS SÃO MUITAS MAS FAZEREM O QUE TEEM QUE FAZEREM POR ENQUANTO NADA .FIQUEM NA PAZ E QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE TODOS OS AGENTES COMUNITARIOS E ENDEMIAS DO BRASIL.

    ResponderExcluir

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...