meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

22 de março de 2012

Saúde capacita agentes de endemias para combater a tuberculose e hanseniase

Saúde e Ciência

]A Coordenação de Educação e Promoção em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta quarta-feira (21) a capacitação dos agentes de endemias para o combate a tuberculose, hanseníase e outras doenças que acometem a população local
.
Durante a abertura da capacitação o secretário de Saúde, Alexandre Passos, agradeceu a participação de todos na capacitação e parabenizou os agentes de endemias pelo ótimo trabalho de comte a dengue realizado na cidade. “Gostaria de agradecê-los e parabenizá-los pelo ótimo trabalho desenvolvido na cidade que tem nos levado a atingir indices satisfatórias de infestação da dengue”, afirmou.
De acordo com a coordenadora de Educação e Promoção em Saúde, Alinne Barreto, o objetivo é capacitar os agentes de endemias para identificarem e relatarem aos agentes responsáveis sobre as principais doenças que acometem a população, tais como: a tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, entre outras. “Os agentes de endemias estão em contato direto com a população, pois visitam suas residências periodicamente com o objetivo de combaterem a dengue e algumas vezes acabam criando vínculos com os moradores capazes de identificar essas doenças”, disse Alinne Barreto.
Como parte da programação, foi realizado no Auditório Professor Brasilino da S. Borges (da Câmara Municipal) palestras sobre Hanseníase e Tuberculose, proferidas pelos coordenadores de Hanseníase Marineia de Souza Moreira e de Tuberculose Adalberto Pacheco, para os 124 agentes de endemias que fazem parte da Rede Municipal de Saúde. “O nosso objetivo é capacitar os agentes para que em seu trabalho diário eles possam identificar pessoas com sintomas da tuberculose e orientá-los para que procurem a unidade de saúde mais próxima”, explicou Alinne Barreto.
Para o coordenador de Endemias, Andre Luiz Figueira, esta será uma oportunidade para os agentes ajudarem a população. “Os agentes de endemias certamente não realizarão o mesmo trabalho dos agentes comunitários, mas como estes estão em constante contato com a população, poderão ajudar a combater estas doenças como multiplicadores, falando sobre os sintomas da doença e algumas relatando possíveis casos aos agentes de Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, declarou Andre Luiz.
Vagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde da SMS explica que a hanseníase e a tuberculose fazem parte das ações da equipe de vigilância em saúde da qual os agentes fazem parte. “Atualmente o foco principal da saúde é trabalhar com ações de prevenção em saúde, por isso é importante nos capacitarmos para ajudar nossos colegas da ESF”, enfatizou Vagner.

FOTOS LEVI OLIVEIRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...