Brasília - A votação do projeto que regulamenta o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias depende apenas de decisão do governo Dilma. Os parlamentares da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara se reuniram com o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), para pedir a colocação da proposta em pauta. De acordo com o deputado Marcus Pestana (MG), que participou da reunião, o petista deixou claro que o Planalto precisa sinalizar positivamente pela votação.
“Tudo depende do governo atender ou não os agentes, já que a matéria implica em decisões orçamentárias”, pontuou o tucano. Pestana e os demais integrantes da comissão insistiram por um acordo com a liderança do governo na Câmara para que o projeto seja votado. Os agentes querem que o texto seja apreciado o quanto antes pelo plenário da Casa, já que ainda terá de ser analisado pelo Senado.
“Estamos assistindo nas últimas semanas a presença de centenas de agentes comunitários aqui na Câmara pleiteando essa valorização. O agente de saúde é um elemento fundamental para o sucesso do Programa Saúde da Família”, destacou Pestana, ao afirmar que esses profissionais lidam diretamente com a população, especialmente a mais carente. Hoje, o piso das categorias é o salário mínimo (R$ 622). Os agentes querem dois salários, ou seja, R$ 1.244. O piso foi determinado pela Emenda Constitucional 63, oriunda de PEC de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE).
Os deputados também apresentaram nesta quarta-feira (2) proposta de criação de uma comissão especial destinada a discutir o financiamento da saúde. Marco Maia prometeu analisar a questão.
Portal do PSDB na Câmara
O INTUITO É AGUARDAR AS ELEIÇÕES PARA PREFEITOS E DEPOIS A DE DEPUTADOS. VENHO DIZENDO ISSO NO MEU BLOG NÃO É DE HOJE. O GOVERNO FEDERAL NÃO É TOLO E SABE QUE NOSSO PISO IRÁ ABRIR MAIS UM PRECEDENTE NACIONAL, BEM COMO, TERÁ A DESAPROVAÇÃO DE MUITOS PREFEITOS QUE USAM OS RECURSOS DO PACS E DE ENDEMIAS PARA TUDO, MENOS PARA PAGAR SALÁRIO JUSTO E NEM PARA CONCEDER CONDIÇÕES DE TRABALHO.
ResponderExcluirANOTEM NO CALENDÁRIO: ATÉ OUTUBRO VAI FICAR NESSE JOGO DE EMPURRA, OS DEPUTADOS QUE FAZEM DISCURSO BONITO PRÓ-PISO HOJE PEDIRAM SEU VOTO PARA SEUS PREFEITOS ALIADOS E NA ELEIÇÃO PARA DEPUTADO TAMBÉM FARÃO E MESMA MÉDIA E PEDIRÃO SEU VOTO NOVAMENTE. PORQUE ESSE EMPENHO TODO DOS DEPUTADOS NÃO OCORREU DEPOIS DA APROVAÇÃO DA EC 63/201? DEIXARAM PARA AS ESPERAS DAS ELEIÇÕES?
QUERO FAZER UM PEDIDO A DEUS:
VAI O PEDIDO COM MUITA FÉ: "SENHOR SÃO TANTOS ANOS DE SOFRIMENTO, FORAM TANTAS HUMILHAÇÕES, TANTAS REVIRAVOLTAS E HOJE A MAIORIA DE NÓS É SERVIDOR EFETIVO. SENHOR PEÇO EM PRIMEIRO LUGAR QUE ABRA A MENTE DOS GOVERNANTES PARA EFETIVARAM MEUS COLEGAS QUE AINDA NÃO FORAM EFETIVADOS, QUE OS QUE NÃO PAGAM INSALUBRIDADE COMECEM A PAGAR, QUE OS COLEGAS TEMPORÁRIOS PÓS EC 51/2006 FAÇAM CONCURSOS E FIQUEM NO QUADRO".
QUERO POR FIM, PEDIR EM NOME DO SEU FILHO JESUS CRISTO, QUE EU ESTEJA ERRADO SOBRE O QUE VENHO PUBLICANDO SOBRE O PISO SER POLITICAGEM E QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO IRÁ MANDAR UM PL DE SUA AUTORIA E QUE IRÃO EMPURRAR COM A BARRIGA ATÉ AS ELEIÇÕES PARA DEPUTADO.
oi sou acs a um ano, aqui em joaíma mg gerais o piso salarial do acs é 622$ ja tentamos um aumento junto a prefeitura municipal mais o cecretário de saude alega que o bonus que vem para ser utilizado como complento no salario do acs nao pode ser repassado porque esse valor é utilizado na compra de material e uniformes, mais nunca ouve de fato esse tipo de compra, ja que nao temos sequer uma nem mesmo um protetor solar, que seria o basico, estamos na luta e queremos o que é de direito do acs e do ace. joaíma 23/05/2012 minas gerais
ResponderExcluir