meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

22 de maio de 2012

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE REALIZAM PLENÁRIA EM BUSCA DOS DIREITOS

Agentes Comunitários de Saúde e Combates de Endemias estiveram reunidos nesta sexta feira (18) em Ji-Paraná no Vera Cruz, para realização da 1ª Plenária Estadual, organizado pela Federação Rondoniense dos Agentes de Saúde (FERAS). O piso salarial da categoria foi o tema principal em discussão entre os representantes de 21 municípios que estiveram no encontro.
O evento foi organizado pelo Sindicato dos Agentes do Estado de Rondônia (SINASER), que dirigiu a programação de discussões sobre os temas que envolvem diretamente os agentes. De acordo com Joel Dutra, representante da Federação, o objetivo do encontro é o fortalecimento da classe que busca o apoio junto aos governos, tanto federal e estadual que tem ignorado os direitos dos mesmos.
Para o representante estadual os governantes devem olhar esses trabalhadores com mais reconhecimento, por que são os mesmos que identificam os reais problemas da comunidade indicando o procedimento oferecido pelo governo, “queremos que as autoridades nos enxerguem e nos valorizem pagando o que é justo, como por exemplo, o piso que foi estabelecido e os demais incentivos”, declarou Joel Dutra.
A CONACS, Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde foi convidada para participar, através da presidente nacional Rute Brilhante que falou sobre a luta que vem sendo travada em todo Brasil para que haja o cumprimento das reivindicações dos profissionais, “estamos hoje aqui para unir ainda mais o estado de Rondônia no contexto nacional, isso fortalece nosso movimento que tem como meta a valorização salarial e melhores condições de trabalho para cada um de nós”, disse.
De acordo com Rute Brilhante, atualmente não há um piso salarial estabelecido, apenas incentivos que são variados e cada município paga o que quer, segundo ela não é isso que deve ocorrer pois existem direitos que precisam ser reconhecidos e pagos corretamente, para isso estão sendo realizados encontros em todo pais para a conscientização sobre a necessidade de que seja estabelecido um padrão de ganhos.
Os agentes reclamam principalmente sobre a insalubridade da categoria, que precisa ser remunerada adequadamente pois estão constantemente correndo riscos ao manter os primeiros contatos com as pessoas enfermas nas suas residências, para então posteriormente as unidades de saúde através dos profissionais médicos e enfermeiros procederem ao tratamento indicado.
Foi convidado e esteve no encontro o auditor do Ministério da Saúde, Carlos José Menezes que na ocasião também representou o Conselho Estadual de Saúde de Rondônia. Carlos disse que tem buscado apoiar os agentes na luta pelos seus direitos, através de cobranças junto aos órgãos competentes afim de que haja uma conquista plena do que eles pleiteiam, “os agentes comunitários de saúde são na verdade a base de dados do Ministério da Saúde, para se fazer um plano de saúde ideal para a comunidade e que funcione de fato, sem isso não se pode fazer saúde nem nos estados tampouco no Brasil”, finalizou.
Durante a plenária ocorreu a renovação da diretoria da Federação Rondoniense dos Agentes, com a eleição direta onde os participantes votaram para escolha dos novos membros que estarão representando a entidade.
Fonte: Noticiageral.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...