A quarta-feira (2) foi de protesto por parte dos agentes comunitários de Saúde de Cuiabá, que reclamam da falta de pagamento do adicional por insalubridade, que é direito da categoria.
Cerca de 100 agentes se reuniram em frente à Secretaria Municipal de Saúde para cobrar o pagamento dos dois meses de atraso do beneficio.
De acordo com a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado de Mato Grosso (Adacse-MT), Dinorá Magalhães, os profissionais apenas estão pedindo pelo recebimento de um salário justo.
“Estão tirando o nosso dinheiro”, afirmou.
O adicional por insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde. Esse é o caso dos agentes de Saúde, que trabalham com pessoas doentes e, às vezes, portadoras de doenças infecciosas.
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde repassa à Prefeitura de Cuiabá, mensalmente, o valor de R$ 871,00 por agente vinculado ao Programa de Saúde da Família (PSF) e atualmente a Prefeitura esta pagando salario mínimo 622,00.
O adicional se trata de um incentivo de custeio, estabelecido pela Portaria 459/2012, assinada em 15 de março, pelo ministro Alexandre Padilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.