meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

4 de junho de 2011

Secretário Municipal de Saúde anuncia primeira morte por dengue hemorrágica




 03/06/2011 
O último levantamento da Prefeitura apontou 55 casos positivos de dengue. 78 casos ainda aguardam resultados

ITABIRA (MG) - O secretário municipal de Saúde, Alcides Escolástico Gonçalves, convocou, na tarde desta sexta-feira dia 03 de junho, os jornalistas itabiranos para anunciar a primeira morte causada por dengue hemorrágica. Segundo Alcides, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não pode revelar a identidade da vítima, assim como sua idade e a data exata do falecimento. Ele informou apenas, que o óbito ocorreu no período entre março e maio e que a pessoa era do sexo masculino. “Vocês não podem saber o dia exato do óbito porque queremos evitar constrangimento à família. Naturalmente, a secretaria já está providenciando que ela receba todos os protocolos, informações e resultados dos exames”, esclareceu o secretário.
Em 2011 a SMS notificou três óbitos decorrentes de complicações causadas por febre hemorrágica, que levantaram suspeitas sobre a possibilidade desses pacientes terem contraído dengue hemorrágica. De acordo com Alcides Gonçalves, dos três óbitos, além da confirmação de um pela doença, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) descartou o outro caso e a SMS aguarda o laudo de outra pessoa que morreu com os sintomas da doença. Esses resultados foram enviados quarta-feira dia 1º de junho à secretaria.
Na coletiva, o secretário ressaltou a importância de informar a população sobre a gravidade da dengue no município. “É uma preocupação que aumenta. Temos que deixar a comunidade consciente do que está acontecendo e informá-los, sem esconder em momento nenhum, essas notícias”. Ainda segundo Alcides Gonçalves, apesar de a dengue diminuir no inverno, é importante que as pessoas se preocupem com águas paradas. “A dengue não desaparece no frio, ela apenas deixa de acontecer excessivamente. Portanto, vamos manter o trabalho de mutirões e das ações preventivas também. Uma preocupação muito grande agora é, principalmente, com as águas paradas que proliferam o mosquito e eles começam a voar. O grande perigo que nós temos é o mosquito voando”, salientou o secretário.
Último levantamentoNa reunião da dengue de quinta-feira dia 02 de junho, que acontece toda semana na SMS, o secretário Alcides informou o último levantamento de notificações da doença em Itabira. Até quinta-feira dia 02 de junho, 194 casos foram notificados, sendo 55 positivos, 61 negativos e 78 que ainda aguardam análise. “É um número bastante expressivo e não estamos acostumados a viver com este tamanho de número. Mas, felizmente, a maioria dos casos positivos já foram tratados e um pode ter sido o do óbito. Nos resta 78 casos, onde o material coletado foi enviado à Funed e estamos aguardando os resultados. Entre eles, é o terceiro óbito que não tivemos retorno ainda e por isso não podemos afirmar que será um caso de dengue hemorrágica”, explicou. Alcides também informou que o último levantamento feito no estado de Minas Gerais notificou 98 mortes por dengue, em 2011. “Infelizmente, nós fazemos parte dessa estatística”, finalizou o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...