meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

3 de março de 2011

Mosquito se reproduz até em água com óleo


A descoberta foi feita por pesquisadores da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo. As larvas foram achadas em marinas e barcos do litoral do Estado em poças de água do mar, diluídas em água da chuva - o que reduz a concentração de sal pela metade - e até com restos de óleo, cal e tinta.


Para o infectologista Reinaldo Dietze, do Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes, o surgimento de larvas do mosquito da dengue em locais onde se acreditava ser impossível, não é uma surpresa. "O mosquito vai se adaptando. No Nordeste, já há relatos de mosquitos resistentes ao fumacê".

Ele destaca que, na Grande Vitória, a tendência é que os casos diminuam, mas que os sintomas fiquem mais graves, já que a maioria das pessoas já pegou dengue, o que aumenta o risco de complicações.

O interior do Estado deve viver uma epidemia, com muitos registros, mas de menor gravidade. Os municípios do interior que têm maior incidência são Pinheiros, Marilândia e Bom Jesus do Norte.

Apenas em janeiro, foram notificados 3.305 casos de dengue no Estado. Número quase três vezes maior do que o mesmo mês em 2010, quando ocorreram 1.232 notificações.

Vacina

Para Dietze, só uma vacina - em fase de testes - pode evitar os riscos da dengue. "O mosquito se adapta, e, por maior que seja o controle, não vamos conseguir erradicar todos os focos."

Os estudos para a vacina, cuja primeira dose já foi dada a centenas de crianças de Vitória, devem durar cerca de 3 anos. (Elaine Vieira)

Alerta contra a dengue pelo celular

A partir de hoje, celulares de pessoas que vivem em 36 municípios de 11 estados receberão mensagens com informações sobre como prevenir a dengue. A medida será tomada pelo Ministério da Saúde, como estratégia de combate à doença. Os torpedos serão enviados para os 24 municípios em situação de risco de surto, com alto índice de larvas do Aedes aegypti, e mais 12 cidades que apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010. Vitória, Colatina e Serra aparecem na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...