Pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, o biólogo Álvaro Eduardo Eiras, resolveu, há alguns anos, avaliar quais os métodos utilizados pelo Ministério da Saúde para o controle do mosquito transmissor da Dengue, e se surpreendeu quando constatou que ainda eram os mesmos utilizados na década de 20. Foi quando então desenvolveu o invento denominado de MI Dengue, premiado em 2006 nos Estados Unidos. A simples, porém eficiente, técnica consiste em uma armadilha que exala um odor atraindo a fêmea do mosquito. Ao entrar no sistema, ela fica presa a uma fita adesiva, morre, e seus ovos não eclodem, por falta de água. Um profissional faz a contagem periodica dos mosquitos e envia os dados por celular a uma central que controla os focos. Já utilizado pelo governo de Cingapura, Australia e trinta e cinco municípios brasileiros, o método aguarda avaliação do Ministério da Saúde para ser levado a todo o país.
Fonte: Revista Galileu nº236, Março 2011
" Somos agentes de combate a endemias e agentes de saúde com disposição e coragem para lutar por nossos direitos. Sabemos que nossa profissão é extremamente importante, porém ainda muito desvalorizada por parte de nossos governantes. Mesmo assim temos orgulho do nosso serviço e amamos o que fazemos." E-MAIL: pri.primiranda@hotmail.com tel: 31 8719-2523 (oi)
21 de março de 2011
Brasileiro é destaque internacional no combate à dengue
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.