meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

23 de março de 2011

Decreto Lei "PASSE LIVRE" dos Agentes de Saúde está sendo desrespeitada.

As empresas que exploram o transporte coletivo de passageiros estão desrespeitando um decreto-lei que garante o “passe livre” dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em Imperatriz-MA. A reclamação foi feita ontem à reportagem pela agente de saúde Darlene Leila.



Segundo ela, os agentes comunitários de saúde estão sendo submetidos a constrangimentos no interior do transporte coletivo, em Imperatriz. “Temos um decreto-lei que ampara que assegura o transporte gratuito do agente de saúde no horário das 8h às 19h30, em Imperatriz”, justifica.


Ela denuncia que os agentes de saúde estão sendo “expulsos” dos ônibus coletivos, causando constrangimento, estando sujeito a uma ação penal. “Nós abraçamos essas empresas quando chegaram a Imperatriz, mas essa certa empresa está exigindo o uso do colete pelos agentes de saúde”, frisa.


Darlene Leila observa ainda que a empresa de transporte coletivo afixou adesivos nos ônibus ‘regulamentando’ o acesso dos agentes de saúde, com utilização do colete, e limitando o horário de transporte das 8h às 18h. “A empresa não transportará os agentes durante os finais de semana [sábados e domingos], embora o decreto-lei permita o livre acesso dos agentes de saúde”, disse.


O decreto-lei nº 278, de 30 de agosto de 2001, é assinado pelo então prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes. “Estamos sendo submetidos a constrangimentos no interior dos ônibus coletivos”, assinala.Função


Ela explica que o Agente Comunitário de Saúde trabalha com saúde-doença, acesso de crianças às escolas, violência familiar e infrafamiliar, notificações do posto de saúde para o PSF (Programa Saúde da Família) e o PSB (Programa Saúde Bucal). “Os policiais e oficiais de Justiça quando utilizam o transporte coletivo, usam apenas o crachá de identificação”, ressalta.


O vereador Edmilson Sanches, que utilizou a tribuna “Freitas Filho”, esclareceu que o decreto-lei estabelece que “os agentes comunitários de saúde devem estar devidamente credenciado por documento expedido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Imperatriz”.


“As empresas de ônibus estão exigindo dos agentes de saúde fardamento, mas o que dar a natureza de funcionalidade é um documento, e não necessariamente um vestuário, fato que está acontecendo sob choro”, relatou ele.


Em João Lisboa, a Agente Comunitária de Saúde (ACS), Regina Célia de Sousa Gomes, contou ontem à reportagem que foi submetida a constrangimentos no interior do ônibus coletivo, embora estivesse usando o colete que a identificava como agente de saúde. “Nós prestamos um serviço essencial à comunidade joão lisboense”, disse ela.


fonte:chicoduvalle.blogspot.com

4 comentários:

  1. COMPNHEIRA PRISCILA, QUERO TE AGRADECER PELO CARINHO E CONFIANÇA DEPOSITADA EM MINHA PESSOA, POIS TUDO QUE ESTIVER AO MEU ALCANCE, VOU FAZER O MELHOR PARA SEU BLOG, POIS OS COMPANHEIROS LEITORES DO SEU BLOG, MERECEM COISA BOA, ASSIM COMO VC E SEU BLOG.

    UM BEIJO TODO ESPECIAL PARA VC,LEITORES, COMPANHEIROS E AMIGOS.

    ResponderExcluir
  2. MEU AMIGO E COMPANHEIRO, O PRAZER É TD MEU DE DER VC COMO MEU AMIGO E COLABORADOR, VC É MUITO ESPECIAL E SEU APOIO É MTO IMPORTANTA PARA MIM E PARA O BLOG. OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  3. EM RESPEITO Á TODOS OS ACS/ACE DE TODO O BRASIL É VISITANTES DO BLOG ACS ROBERTO,GOSTARIA DE AFIRMAR CATEGORICAMENTE QUE TODOS AS MATÉRIAS COLOCADAS NO MEU BLOG É FEITO COM GRANDE RESPONSABILIDADE.






    É QUE EU ACS ROBERTO EM HIPÓTESE ALGUMA POSTOU COMENTÁRIOS EM BLOG DE NINGUÉM, COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO PARA DENEGRIR OU OFENDER TERCEIROS. É NEM USO DE ARTIFÍCIOS COMO INVENTAR NOMES PARA CRITICAR, OU OFENDER NINGUÉM COM POSTAGENS MALICIOSAS QUE SÓ SERVE PARA DESPERTAR Á DISCÓRDIA.






    NÃO TENHO ESTE COSTUME COMO ALGUNS FAZEM PURAMENTE PARA CRIAR SENSACIONALISMO, EU PARTICULARMENTE PRIMO COM A ÉTICA É RESPONSABILIDADE.




    JÁ ESSES OU ESSE! QUE DEMONSTRA UMA INVEJA DESTE QUE CRIEI O MEU BLOG HÁ VOCÊ SINCERAMENTE NADA TENHO Á DIZER, POIS EU NÃO ME REBAIXO IGUALMENTE A VOCÊ.




    É PARA TODOS OS ACS/ACE DE TODO O BRASIL MEU MUITO OBRIGADO! PELAS AS VISITAS É PELO O RESPEITO PARA COMIGO O BLOG ESTÁ INDO MUITO BEM COM UMA GRANDE QUANTIDADE DE VISITAS DIARIAMENTE ULTRAPASSANDO TODAS AS EXPECTATIVAS.




    TALVEZ SEJA POR ISSO QUE ESTEJA INCOMODANDO DETERMINADO ACS.




    DESTE JÁ AGRADEÇO ACS ROBERTO.

    ResponderExcluir
  4. Direitos e Deveres tem que ser usufruido por todos, o que acontece é que nós usuarios do transporte coletivo de passageiros de imperatriz que pagamos nossas passagens a qual tem grande peso em nosso orçamento domestico, temos tambem presenciado situações nas quais pessoas que trabalham em entidades, orgaos e secretarias que sao beneficiadas pelo uso do passe livre fazem uso indevido do tal,ou seja, usam o passe livre para fins pessoais e nem sempre para o que é de direito e de fato que é trabalhar e prestar serviço de qualidade a comunidade.Por isso, entendo a posição das empresas de transporte coletivo de passageiros em buscarem ter um controle mais rigoroso das pessoas e entidades que sao beneficiadas pelo o uso do passe livre uma vez que é de conhecimento geral que as entidades/orgaos/ e secretarias possuem certa dificulade / deficiencia em fiscalizar a execucção das atividades diarias exercidas por seus funcionários.Não tiro e nem tenho o direito em julgar mais, "dai a cesar o que é de cesar" vamos exigir nossos direitos mais tambem sejamos honestos para com os outros.Boa Noite

    ResponderExcluir

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...