meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

16 de abril de 2011

RONDONOPOLIS EFETIVA 289 AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE


Prefeitura efetiva 289 agentes comunitários em Rondonópolis

De Brasília - Marcos Coutinho
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), efetivou 289 agentes comunitários de saúde e endemias, em solenidade ocorrida na noite de quinta-feira com a presença do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), um dos apoiadores da emenda 51, que respalda a efetivação da categoria pelos municípios.

Das 289 agentes efetivadas, 250 são agentes de saúde e 39 são agentes de endemias, cujos salários atuais são de R$ 714. Em junho, os vencimentos dos agentes deve subir para R$ 763, segundo informou o parlamentar socialista, por telefone, em entrevista aoOlhar Direto.

A categoria também tem direito a receber um adcional de 40% de insalubridade por estar em contato com pessoas doentes e trabalhar nas ruas (sob luz solar).

De acordo com Valtenir, a contratação dos agentes começou no Programa de Saúde Familiar (PSF) no Ceará e nos demais estados do Nordeste a partir de 1995. Contudo, ganhou força em Recife, capital de Pernambuco, que garantiu a efetivação dos agentes por conta da melhoria dos índices sociais e de saúde.

"Em Mato Grosso, mais de 60 prefeituras já efetivaram seus agentes comunitários de saúde, o que é uma conquista, mas precisamos avançar mais", salienta o congressista de Mato Grosso.

Pátio endossa a observação do deputado e ressalta que os índices sociais de Rondonópolis e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) melhoraram sensivelmente com o trabalho dos agentes. "O município, na ponta, acaba economizando com a saúde curativa, que é cara", acrescenta Pereira. 

2 comentários:

  1. Parabéns prefeito cidade de Rondonopolis pela efetivação dos 289 agentes saude. O deputado federal Valtenir Pereira (PSB)também pelo apoio desde quando era presidente da Frente Parlamentar em apoio aos agentes de todo Brasil.
    Pena que este lado do nosso país, isto não acontece.Muito fraco as lideranças falta mais organização nem mesmo a portaria do repasse do Ministerio da Saude é cumprido por aki.Precisamos que alguém venha por aki dar uma palestra para todos possa entender melhor.Em junho ta vindo outra portaria.Agora o novo presidente da Frente é o deputado Raimundo Gomes de Matos.Esperamos que ele tambem possa realizar um grande trabalho em defesa de todos os ACS e Ace de todo o Brasil.Grande abraço a todos do Blog.Parabéns e que Deus possa proteger todos nós. Com muita Paz, Saúde e grandes realizações.

    ResponderExcluir
  2. que dia sai o resultado da prova do concurso de agente de saude que fizemos dia 19?obrigada!

    ResponderExcluir

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...