meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

12 de abril de 2012

Agentes de saúde são capacitados para controle da Hanseníase


Publicada: 11/04/2012 17:27| Atualizada: 11/04/2012 17:26


Cerca de 1,6 mil agentes comunitários de saúde, nos 12 distritos sanitários de Salvador, passam por treinamento promovido pelo Programa Municipal de Controle da Hanseníase. A ação visa capacitar os profissionais para identificar casos suspeitos da doença. Após o curso, oprofissional estará apto a realizar testes de sensibilidade, força motora e apalpação de nervos dos braços, pernas e olhos, otimizando os atendimentos desses pacientes nos postos de saúde.
 
A atividade é apoiada pela Fundação Damien do Brasil - entidade sem fins lucrativos que desenvolve projetos de combate à Tuberculose e Hanseníase na Ásia, África e América - que forneceu todo material didático. As aulas foram iniciadas em março e, desde então, já foram realizadas em oito distritos sanitários. Nesta terça-feira (10), foi a vez dos agentes comunitários do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário. Os próximos encontros do grupo estão marcados para a próxima sexta e segunda-feira (13 e 16), com uma nova visita aos distritos do Subúrbio Ferroviário e São Caetano/Valéria.
 
Hoje, Salvador atende uma média de 360 pacientes da doença por ano, em todas as unidades de saúde. A hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuito. Quanto antes for diagnosticada, maior a chance do paciente não ter sequelas.
 
Parasita
 
A hanseníase é uma das doenças mais antigas da história da medicina, sendo conhecida por este nome desde 1976. Infecciosa e crônica, a enfermidade é causada pelo Mycobacterium Leprae, parasita que ataca os nervos periféricos e a pele, mas que também pode agir em outros órgãos como testículos, fígado e olhos. Sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações também são sintomas.
Publicada: 11/04/2012 17:27| Atualizada: 11/04/2012 17:26 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...