meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

16 de abril de 2012

Capacitação de agentes de saúde sobre a anemia falciforme


Saúde - Votuporanga  

14/04/2012 - 13:00:00 - Da Redação Esta notícia foi lida 364 vezes

  Mais de 100 agentes de saúde das Unidades de Saúde e Consultórios Municipais de Votuporanga participaram na tarde da última sexta-feira de uma capacitação para conhecer um pouco mais sobre a anemia falciforme – assunto que também será abordado durante a I Semana de Conscientização da doença. O treinamento foi promovido no auditório da Cidade Universitária da Unifev a sob a organização da Secretaria de Saúde de Votuporanga, Unifev e Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).

A ação serviu para elucidar os agentes de saúde sobre os problemas decorrentes da anemia falciforme, para em seguida, munidos de todas as orientações, poderem esclarecer os moradores atendidos.

Semana

Entre 07 e 12 de maio será realizada a “I Semana de Conscientização sobre a Anemia Falciforme”. O objetivo da campanha é chamar a atenção de jovens afro descendentes, que possuam uma predisposição genética à doença, para serem submetidos a exames que permitam a identificação de traços da anemia falciforme. Várias atividades estão sendo programadas pela equipe organizadora do evento.

Durante a semana serão realizadas orientações e coleta de sangue para a realização de exames em todas as Unidades de Saúde e Consultórios Municipais de Votuporanga. Palestras com profissionais de saúde abordarão conceitos e detalhes da doença e, no dia D, que em Votuporanga será 12 de maio, serão promovidas diversas atividades pela manhã, na Praça da Matriz, tais como aferição de pressão, orientações sobre a anemia falciforme e apresentação de grupos de capoeira. Nos próximos dias, a comissão organizadora concluirá a programação do evento.

AnemiaFalciforme
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

O problema é hereditário (passa dos pais para os filhos) caracterizado pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Essas células têm a membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo.
  http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=36936
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...