meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

12 de agosto de 2011

A articulação da mobilização dos Agentes de Saúde e as mídias sociais.

      Foto de Chico Carlos
             (Da esquerda para direita: Samuel Camêlo, Bio acs e Ednaiptan)

“A articulação da mobilização dos agentes de saúde e as mídias sociais” foi um dos temas que norteou o encontro entre Ednaiptan de Souza (Diretor da CUT-PE), Bio acs( blogueiro de Paulista-PE.) e Samuel Camêlo (Coordenador Nacional da MNAS) alguns dos principais articuladores de ações prol Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias na Região Metropolitana do Recife e Brasil.

O encontro teve o seu início pontualmente às 10 horas de ontem, 11 de agosto, e foi bastante proveitoso. Ele possibilitou que os participantes da mesa apresentassem as suas perspectivas sobre o direcionamento de ações diante de uma greve nacional, da Comissão que trata do Piso Nacional dos ACS e ACE, do cenário político e a administração da MNAS.

Bio acs destacou sobre a ânsia nacional por uma greve para despertar os gestores sobre a necessidade de atender os pleitos dos trabalhadores. Ele colocou na mesa a questão da valorização de ações voltadas aos blogueiros da categoria, a possibilidade de realizarmos encontros a nível nacional etc.

O cutista, Ednaiptan de Souza, comentou sobre a importância dos ACS e ACE se articularem em seus municípios para eleição de pelo menos um profissional para representar a categoria nas Câmaras municipais.

A idéia é que os agentes façam uma seleção previa entre os colegas com perfil de liderança e que sejam comprometidos com a categoria, e depois lancem o candidato como proposta na campanha de 2012. Apesar de nenhum dos presentes no debate serem pré-candidatos ao preito de 2012.

A proposta demonstra a preocupação com o cenário político e a participação mais efetiva da categoria como integrante do processo sem a dependência evidenciada atualmente. “Apesar de estarmos muito próximo das eleições, o que torna difícil uma campanha de êxito, é possível a obtenção de bons resultados,” destacou Samuel Camêlo.

Na Opinião de Ednaiptan o potencial dos agentes de saúde é de proporcionar surpresas. Ele comentou como exemplo, o que aconteceu no Recife: uma campanha de resultados históricos e surpreendentes.

A participação dos agentes na campanha salarial deste ano superou a mobilização de todas as demais categorias da saúde no Recife. Essa análise foi manifesta por membros da Diretoria Geral de Gestão do trabalho e Educação na Saúde – DGGTES, durante a campanha salarial da saúde.

Após o encontro os participantes se dirigiram à Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) para in loco observar o processo de matrículas do Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário de Saúde II e III Etapas.

A previsão é de que 1.600 ACS possam participar da formação. Diante do que foi presenciado por Ednaiptan, Samuel e Bio acs manifestaram insatisfação com uma serie de exigência ESPPE.

Além do rigor com a exigência de documentos, por qualquer detalhe quem buscava matricular-se tinha que voltar, a instituição não estava aceitando os casos de profissionais que estavam fazendo o supletivo.

A proposta firmada entre a ESPPE, a DGGTES e o SINDACS-PE estabelecia que o trabalhador concluinte do ensino médio este ano poderia apresentar uma declaração e depois poderia substituí-la pelo documento equivalente.

Os casos das modalidades travessia, avançar, educação de jovens e adultos, além dos alunos que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio estavam sendo aceitos, o que não é o caso do supletivo.

Na opinião de Samuel Camêlo, que é bacharelando em direito, não existe norma legal para tal procedimento. Portanto, se a Escola de Saúde mantiver este posicionamento, estará submetendo aqueles agentes de saúde a constrangimento ilegal. Ednaiptan informou que no dia anterior havia protocolado documento contra tal posicionamento na própria instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...