meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

22 de agosto de 2010

Realmente ficaremos sem água!

Realmente ficaremos sem água!

Após a discussão sobre as antigas e as novas LOC – Licenças Operacionais Corretivas da Vale em Itabira no último dia 20 de Julho de 2010, evidenciou-se o já dito: realmente ficaremos sem água!

Nas palavras do gerente da Vale, Rodrigo Chaves, ele que é de João Monlevade, afirma que nós itabiranos, representados pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, não sabemos captar água para o nosso consumo.

Esquece ele que ao exaurirem o Pico do Cauê, o lençol freático de toda a cidade foi rebaixado em 70 metros e com isto extinguiu-se várias fontes no Centro de Itabira, bairros adjacentes e principalmente na Penha.

Após o discurso do Rodrigo, infelizmente constatamos que a mineradora que passou mais de 40 anos explorando nossas reservas minerais sem pagar os royalties/CFEM, descaradamente estão querendo se eximir desta responsabilidade, principalmente porque é a grande responsável pela atual situação que vivemos e viveremos.

Algumas das antigas LOC ainda não foram cumpridas ou somente parcialmente e já estão sendo estabelecidas novas, assim esperamos que não sejam só para nos iludir.

Das antigas, a principal delas também foi realizada parcialmente, que era a de aumentar o volume de captação de água para a população itabirana, abriram alguns poços artesianos e um deles até já secou.

Há uma década estudam a captação de água no Rio Tanque para tratamento dela na ETA – Estação de Tratamento de Água dos Gatos. Meu saudoso pai afirmava que seria mais viável captar a água do Rio Santa Bárbara, na divisa com Bela Vista de Minas, edificando algumas hidrelétricas naquele rio e utilizando esta energia para bombear a água até a ETA da Pureza.

O que sei, o que temos absorvido é o aumento da conta d’agua do SAAE,haja vista que no ano passado houve um aumento de quase 20%, o qual presumo a sua necessidade em decorrência do aumento do consumo de energia elétrica daquela autarquia para manter as bombas d’agua a cada dia em maior profundidade ou distância para levar o líquido precioso até nossas casas.

Como já disse anteriormente, todos nós itabiranos, de nascença ou chegança, simplesmente estamos patrocinando a atividade mineradora extrativista da grande empresa, sendo funcionários dela ou não.

Quem quiser saber mais a respeito do posicionamento da gerência da Vale em Itabira se realmente as LOC serão cumpridas ou não o contato é:
rodrigo.chaves@vale.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...