meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

7 de outubro de 2011

Aprovado Pela Comissão Especial O Piso Nacional para Agentes Comunitários de Saúde e Para Agentes de Combates a Endemias


Diversos parlamentares se comprometeram nesta terça-feira (4) a aprovar o Piso Salarial Nacional para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias. Atualmente, o salário dos agentes de saúde e de combate a endemias é pago integralmente pela União. Conforme o texto aprovado, o Executivo passará a responder pelo pagamento de 95% da remuneração dos profissionais. De acordo com Dutra, o objetivo é evitar questionamentos à norma, uma vez que a Constituição prevê que a União deve apenas suplementar o pagamento das categorias. O substitutivo também cria incentivo financeiro para o fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A ser pago pelo governo federal, o incentivo deverá corresponder, conforme o texto a, no mínimo, 5%, e, no máximo, 15% do valor repassado para pagamento dos salários dos profissionais. A proposta ainda proíbe a contratação temporária ou terceirizada de agentes, salvo na hipótese de combate a surtos epidêmicos. Emenda Constitucional 63, de fevereiro de 2010, estabelece que uma lei federal definirá o regime jurídico, o piso salarial nacional, as diretrizes para os planos de carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias. “Esperamos reunir de modo imediato todas as condições para regulamentar a emenda”, disse Marco Maia, na mensagem encaminhada nesta manhã. Na sessão solene, Dutra disse acreditar que o piso nacional não será vetado pela presidente Dilma Rousseff. “Não tenham medo, a presidente jamais vetaria uma lei que vai favorecer o povo pobre desse país”, disse. Segundo ele, a aprovação vai garantir segurança jurídica aos agentes de saúde.


“Sob minha presidência, essa comissão não vai se encerrar por falta de acordo. Vamos votar o parecer”, afirmou o presidente da comissão especial, deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB).


“Queremos que esse movimento conquiste o piso, mas nos ajude a conquistar um financiamento perene ao sistema de saúde”, disse o deputado João Ananias (PCdoB-CE).


Traduzindo: O substitutivo aprovado define:

1 – O Piso Salarial nacional dos ACS e ACE será fixado em R$ 866,89/mês, a partir de 1º de agosto de 2012;

2 – Em 1º de janeiro de 2013, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2011, acrescido de 13,27%;

3 – Em 1º de janeiro de 2014, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2012, acrescido de 13,27%;

4 – Em 1º de janeiro de 2015, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2013, acrescido de 13,27%;

5 – A partir de 2016, os reajustes serão aplicados anualmente, com base na taxa de crescimento real do PIB;
Veja na integra tudo o que aconteceu em Brasília, clicando abaixo
fonte: blog da Bya acs

2 comentários:

  1. olá ace pricila, acredito que essa já é uma vitória para nós a aprovação desse piso mesmo sabendo que o governo tem condições de pagar ele integral, já que pretende dar 10 bilhoes de ajuda para conter a crise na europa,pois é primeiro os estrangeiros depois a classe trabalhadora brasileira é assim que o governo valoriza seu povo. Agora me responda uma coisa esse ano a gente receberá quanto do piso, e pq o reajuste pro ano que vem será somente em agosto?

    ResponderExcluir
  2. ACREDITO QUE NESTE MOMENTO SEJA CUMPRIDA POIS MERECEMOS RESPEITO ENTÃO IREMOS TRABALHAR SEMPRE MELHOR,CONTO COM SUAS INFORMAÇÕES PARA NOS COMUNICAR-MOS BJSSS.

    ResponderExcluir

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...