28/03/2013 14h23
- Atualizado em
28/03/2013 21h04
Normalmente, fundação realiza 1,4 mil testes por mês.
Quase 6 mil casos já foram confirmados na capital mineira.
Comente agora
Na capital mineira, onde duas mortes provocadas pela dengue foram registradas, os casos aumentaram 37% em uma semana. Do dia 20 para o dia 27 de março, as confirmações saltaram de 4.215 para 5.760.
É a partir da amostra de sangue dos pacientes que o exame de laboratório é feito. A Funed recebe o material enviado pelas prefeituras de Belo Horizonte, além de cidades da Região Metropolitana e da Região Central do estado. Foi preciso remanejar funcionários de outros setores e pagar hora extra pra dar conta do trabalho. A equipe cresceu de dez para 24 profissionais.
Em um laboratório da fundação, são feitos dois tipos de testes chamados “Elisa”, com reagentes que acusam se o sangue está ou não infectado pelo vírus da dengue. São estes exames de laboratório que garantem a confirmação dos casos de dengue.
A orientação é que as pessoas com suspeita da doença procurem os postos de saúde. Apesar da importância do teste de laboratório, o resultado leva dez dias pra sair. Por isto, é preciso buscar o diagnóstico de um médico, feito a partir do exame clínico, logo que o mal estar começar.
Os sinais de alerta são febre, normalmente associada a outros sintomas, que podem ser dor
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/03/com-elevacao-de-casos-de-dengue-em-mg-funed-faz-700-exames-por-dia.html
de cabeça, dor nas articulações ou atrás dos olhos, além de vermelhidão na pele e enjôo. Segundo especialistas, o melhor tratamento é a hidratação. No caso de um adulto, o recomendado é até quatro litros por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.