meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

31 de março de 2013

FAZER OU NÃO FAZER UMA GREVE EM ITABIRA?




Amigos servidores, há alguns dias venho pensando friamente em tudo que está acontecendo neste começo de mandato no sindicato e de governo do Dr. Damon. Sou uma pessoa que sempre lutou pelos direitos dos servidores, em especial dos ACS e ACE. Sempre com muita cautela para que ninguém fosse prejudicado. Nesses dias tudo que tenho feito é pedido a Deus sabedoria para lidar com determinadas situações, completamente novas para mim e não me deixar levar pelo impulso ou por ideias de outras pessoas. Sempre tive opinião própria e sempre fui objetiva em expressá-las e não é agora que será diferente.
Sei que o que vou escrever agora poderá ir contra o que a maioria das pessoas e servidores pensam, mas pelo fato de já ter passado por tanta coisa no governo anterior e ter tantos exemplos de sindicatos de outras regiões, resolvi trocar ideia com alguns amigos sindicalistas mais experientes e cheguei a uma conclusão.
Estou vendo uma cidade onde vários servidores públicos, cansados de tanta desvalorização, resolveram largar o medo de lado e partir pro tudo ou nada.
Lá em cima, mais especificamente no terceiro andar da prefeitura um prefeito que a três meses atrás era visto por muitos como o salvador da pátria, mas que após assumir, está a ponto de ficar doido, com tanta bagunça e principalmente, com as pessoas que ele mesmo colocou para governar junto com ele. A maioria batendo cabeça, mais perdidos do que cegos em tiroteio. Vejo um governo atrapalhado que antes mesmo de entrar apoiou e ajudou a articular um reajuste muito alto para poucos, imaginando sim que isto poderia lhes causar um certo desgaste, mas que nunca imaginariam que por causa disso, a “dor de cabeça” seria tanta.
Damon é "prefeito cabeça dura", teimoso, mas que tem sim se mostrado bem intencionado, (acreditem vocês ou não). Vejo que muitos que são da sua confiança tem atrapalhado muito mais que ajudado. Longe de mim achar que Damon é bonzinho, nesta história toda, apenas acho que tá faltando ele abrir os olhos, pois tem muito mais gente pra levar ele pro buraco do que para ajudar a tirar a prefeitura da lama.
E por fim... me vejo na situação de presidente do segundo maior sindicato de Itabira, um sindicato, que até pouco tempo atrás estava com sua credibilidade muito comprometida, chegando a perder muitos filiados por causa de vários fatores... Entre eles a “novela do FUNCAP” e a Greve de 2010, em que os servidores foram muito perseguidos, retalhados, tiveram dias cortados e não adiantou nadinha em termo de melhorias ao funcionalismo.
Nossa equipe entrou no começo de janeiro e teve como prioridade resgatar esta credibilidade perdida no decorrer do tempo. Começamos a fazer visitas e reuniões setoriais, fazendo assim com que o sindicato aproximasse da categoria.
Tenho nestes dias visto que nosso trabalho tem surgido um efeito muito positivo, pois muitos que estavam desacreditados, estão com as esperanças renovadas e com muita disposição para lutar.
Amigos, durante este período que estive a frente do sindicato, tenho tomado conhecimento de muitas situações e problemas de servidores e tentado na medida do possível resolver tudo da melhor maneira. Acontece que muitos servidores já calejados pelo tempo que já estão sendo injustiçados pelos desgovernos anteriores, acham que a única solução para seus problemas é uma greve geral da categoria.
A minha opinião é que uma greve é sempre bem vinda, mas no momento certo, acho que uma greve agora poderia mais prejudicar os servidores do que ajudar. Tenho achado o máximo ver que o servidor está se unindo e saindo da sua zona de conforto e com disposição de ir a luta pelos seus direitos. Mas sou contra fazer uma greve neste primeiro ano de governo.
Pra mim, (e deixo bem claro, esta é uma opinião exclusivamente minha), ainda temos muito trabalho a fazer durante este ano nos setores, devemos agir de forma sensata, dando um tempo para avaliarmos como realmente o novo governo vai agir durante este ano e aí sim, chegar ano que vem fortalecidos e muito mais mobilizados para se necessário for, fazermos uma grande greve dos servidores.
O governo já vai ter arrumado a casa e o sindicato estará mais fortalecido, fazendo com que a possibilidade de uma greve vitoriosa seja muito maior que neste primeiro ano.

Estou expressando a minha opinião sincera, porque muitos tem me questionado sobre isto. Acho que temos sim possibilidades de avançarmos nas negociações e obtermos alguns ganhos ainda neste primeiro ano, mas com diálogo e tolerância e de ambas as partes. Penso também que uma greve agora poderia muito mais se frustrar do que dar bons resultados e com isso ao invés de recuperarmos a credibilidade do sindicato, acabarmos de perde-la pelos próximos 4 anos seguintes.
Creio que conseguiremos ainda alguns avanços se continuarmos mobilizados, quem sabe fazendo algumas paralisações isoladas, protestando, assim como temos feito, mas sempre disse e volto a afirmar, greve é a última consequência e não acho que este é o melhor momento para isso.
Sei que sou apenas porta voz da categoria e que se a maioria dos servidores decidirem por greve, darei meu apoio e total suporte para que a mesma aconteça da melhor maneira possível. Mas não poderia deixar de expressar minha opinião, pois penso... logo existo!
E que venham as pedradas, pois prefiro ser sincera e não agradar a muitos do que pecar por omissão.

Saudações fraternas e um grande abraço a todos.

Priscila Miranda
Presidente do SINTSEPMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...