meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

28 de outubro de 2010

Corpo de Bombeiros apoia combate à dengue

  Foto: Márcio Fabbian Acom PMR

Bombeiros vão auxiliar o trabalho contra a dengue no município
RESENDE
O Governo do Estado vai designar militares do Corpo de Bombeiros para o trabalho de combate à dengue no município. Os militares estão sendo capacitados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Vicentina. Além dos agentes do 23º GBM de Resende, militares dos batalhões de Rio das Flores e de Valença também estão sendo treinados desde segunda-feira por supervisores técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil. As instruções terminam hoje e serão retomadas no dia 8 de novembro, com mais cinco dias de aula.
De acordo com o instrutor Paulo José Monteiro, o curso orienta os agentes sobre as normas técnicas para o controle da dengue. O objetivo é que os bombeiros possam levar informações aos moradores, ajudando a comunidade a evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença, criando uma força-tarefa para atuar durante todo o verão. Segundo o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, o município terá o auxílio de 80 bombeiros nas visitas domiciliares a partir da próxima semana, junto a outros 65 agentes sanitários. “O índice de infestação do mosquito foi baixo neste ano, tendo ficado abaixo de 0,5%. O Ministério da Saúde considera alto o índice de 1%. Neste ano estamos realizando o trabalho de prevenção em todos os imóveis, mas daremos uma atenção especial para as residências cujos moradores se recusam a receber os agentes, reforçando, entre outros procedimentos, o trabalho de conscientização”, salienta, ressaltando que Resende teve apenas um caso confirmado da doença em 2010.
A iniciativa engloba a série de ações do governo municipal contra a dengue. Em janeiro, a Secretaria de Saúde (SMS) realizou mutirões de limpeza pela cidade e em 2009 militares da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) colaboraram no combate à dengue. Juntas, as secretarias de Educação e Saúde realizaram diversas ações educativas nas escolas, como passeatas. Recentemente, por meio de um trabalho conjunto com o comércio da cidade, a prefeitura promoveu uma campanha para recolher objetos propícios à formação do mosquito transmissor. Os moradores que arrecadaram o maior número destes materiais foram premiados durante a Exapicor. “É fundamental, no entanto, que a população reforce cada vez mais seu engajamento nesta mobilização. Dessa forma, a cidade continuará vencendo esta verdadeira guerra contra o mosquito transmissor”, finaliza o prefeito José Rechuan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...