meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

16 de outubro de 2012

Prefeitura de Itabira nega insalubridade dos Agentes de Saúde


Após o SINTSEPMI fazer requerimento da análise sobre insalubridade dos servidores públicos de Itabira, a prefeitura ficou de realizar uma perícia em todos os setores da prefeitura para definir quem teria direito ou não. Durante todo o ano passado e também este foram várias idas e vindas à secretaria de saúde e a medicina do trabalho para tentar saber o resultado da perícia dos agentes, sempre enrolavam e não diziam nada com nada, o famoso "joguinho de empurra."
O primeiro setor a ser realizado a perícia foi o do Agentes de Combate a Endemias e neste ano ficamos sabendo que passaríamos a receber 20% de insalubridade, mas que não pagariam os retroativos referentes a 5 anos de profissão nesta área. Minha pergunta é: Se a perícia constatou que temos direito e o serviço sempre foi o mesmo, sempre trabalhamos com o mesmo larvicida, não tínhamos direito antes também? Bom, isso a justiça nos dirá!
Pedi então ao Geovane Magno, atual presidente do SINTSEPMI para que fizesse um novo requerimento cobrando respostas sobre o caso da insalubridade dos ACS's. Fizeram então o requerimento e meses depois nos veio a notícia de que a insalubridade dos agentes comunitários de saúde foi NEGADA!!!

Vejam os documentos que enviaram ao sindicato:





 




O último documento diz que as atividades realizadas pelos agentes de saúde não são insalubres, pois compreendem visitas aos domicílios e não aos doentes, portanto os ACS's não estão expostos a agentes biológicos.



PQP... @#$#@$%$#¨$¨ $%&¨¨@ !  @#$#@$%$#¨$¨ $%&¨¨@ ! @#$#@$%$#¨$¨ $% $%&¨¨@ vá se f#####!!!
 Então  quer dizer que os ACS's não visitam as pessoas e sim as casas das pessoas????

E quer dizer também que quem assina o boletim diário deles é o cachorro ou a porta do banheiro do domicílio?

Onde está a assinatura do perito neste documento? Será que quem fez a perícia foi o Dr. Caio, que pelo q sei, só é perito do INSS?

Colega do sindicato chegou a me dizer ontem: 
 _Não adianta nem entrar na justiça, pois realmente não tem direito." 
E eu perguntei: 
 _ Então os outros municípios pagam porque o prefeito é bonzinho?

Não vou desistir de lutar por esse direito. Gostaria que os colegas sindicalistas de municípios que pagam insalubridade para os ACS's que tem cópia do laudo da perícia, me enviassem no e-mail por favor, pois aqui em Itabira, a cidade do bem viver, (apenas para os amigos do prefeito), a luta está só começando!!! 

pri.primiranda@hotmail.com
 


4 comentários:

  1. Esqueceram dos pacientes tuberculosos, que precisam constantemente da visita dos ACS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila!
    Bem que vc poderia usar os argumentos do documento enviado ao MP do Rio grande do Norte, nele se descreve com bastante propriedade as "intemperies" vividas pelo ACS no seu dia-a-dia. Sucesso minhha querida!
    Aqui em Belém, como lhe falei há um tempo a trás, os agentes (ABES), que desempenhavam o papel de ACE, estão sendo substituidoS pelos mesmos(ACE's), todos os agentes estão sendo relotados em outras unidades da SMS, eu estou num CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas), parte administrativa, me sinto mas valorizado, pois assumir + responsabilidades, o salário aumentou um pouquinho, e não estou mais em contato com aqueles produtos químicos. Saudade só dos amigos.
    Bjo!

    Moisés - Belém-PA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow amigo, saudades de ti... Me manda por favor esse documento por e-meil se tiver aí. Mande tb seu tel, pois perdi meu cel e não recuperei a agenda. Abração!

      Excluir
  3. Olá Pri!
    O doc com texto reforçando os risco a que está submetido o ACS está postado aqui no blog vou copiar e colar nesse post um trecho, mais detalhes com o autor da postagem.
    Bjo!

    "RESPOSTA A NOTIFICAÇÃO REQUISITÓRIA Nº 22648
    DENUNCIANTE: MPE- MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RN
    REPRESENTADO: MUNICÍPIO DE NATAL- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.


    1- AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE:


    Em relação ao trabalho executado pelos Agentes Comunitários de Saúde doravante ACS, gostaríamos de acrescentar que além dos riscos ambientais, eles têm contato com pacientes acometidos de doenças infectocontagiosas, tais como hanseníase e tuberculose. Em relação a esta ultima, esclarecemos que são os ACS que monitoram o tratamento medicamentoso dos pacientes em suas micro áreas, o que aumenta o risco de contágio.


    Do ponto de vista do ambiente de trabalho dos ACS, não se pode falar em condições estáveis, nesse caso. A cada dia, mudam os cenários da atuação do ACS e a própria dinâmica da comunidade – migrações, mudanças, invasões, violência urbana e operações policiais – afetam o seu trabalho cotidiano. Além disso, há que se levar em conta a influência das condições climáticas – calor, vento, chuva, frio – cujas consequências no seu trabalho são desconhecidas.


    Frente a essas dificuldades, identificamos que no trabalho do ACS as cargas físicas são representadas pela exposição ao calor, frio e umidade conforme a mudança climática, odores provenientes de esgotos e valas e condições de higiene ambiental e das moradias; as cargas químicas incluem fumaça e poeiras; entre as cargas orgânicas estão os contatos com pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas, água e alimentos contaminados e ambientes; as cargas mecânicas são referidas como longas caminhadas, carregamento de pastas e mochilas pesadas e períodos de pé; e as cargas psíquicas destacam a presença de animais perigosos (cachorros, cavalos, entre outros), assédio moral no ambiente de trabalho e o risco de agressão por membros das famílias assistidas.


    Como foi tecnicamente observado pelo Engenheiro do Trabalho que subscreve o Laudo Técnico, se torna indispensável o fornecimento de protetor solar e labial, bem como proteção para a cabeça e pés aos ACS. O que não ocorre há muito tempo, pois já faz mais de 3(três) anos que os ACS não recebem calçados, bonés e nem fardamento. Já em relação ao protetor solar e labial, esse é um problema que tende a se tornar crônico, pois o estoque de Protetores acabou e a Secretaria Municipal de Saúde não tem previsão para repor o estoque e fazer a distribuição..."

    Será possivel que diante do cenário descrito acima, o ACS não faz jus a Insalubridade? só em cidades com gestores que desprezam os trabalhadores.
    Esperança e Luta para reverter essa situação em 2013.
    Parabéns pela conquista do Sindicato!
    Desejo sucesso em sua gestão e grandes conquistas p/ os servidores.

    P.S.: eu mando uma msg p/ seu celular. (espero q vc tenha recuperado o nº)

    ResponderExcluir

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...