meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

5 de setembro de 2012

Encontro dos profissionais da saúde com o candidato Damon Lazaro de Sena em Itabira MG


 
Foi realizado na noite de ontem, um encontro entre profissionais da saúde e o candidato a prefeito pelo PV, Damon Lázaro de Sena, junto com o seu vice, Reginaldo Calixto. A motivação deste evento, é a insatisfação desta classe de trabalhadores com relação aos salários e as condições de trabalho oferecidas pela prefeitura.


Reginaldo Calixto foi o primeiro a falar durante o encontro e contou um pouco do trabalho que desenvolveu enquanto esteve à frente do Hospital Nossa Senhora das Dores e falou sobre o desafio da chapa composta por ele e Damon, em dar um novo rumo para Itabira.
Em seguida, o candidato a prefeito se apresentou ao público e falou dos compromissos que pretende assegurar com os profissionais da saúde, caso seja eleito:
- Valorização da categoria: Damon afirmou que não é possível ter um serviço de saúde de qualidade, se não tem profissionais motivados e desta forma, deu ênfase a valorização financeira para a classe.
- Diversificação da economia: o candidato explicou que Itabira vive um bom momento em função do que a cidade arrecada e que deve aproveitar a oportunidade para fomentar o desenvolvimento de novas atividades no município, de forma que Itabira não fique tão dependente da mineração.
- Combate à violência urbana: por conta deste problema, o pronto-socorro municipal enfrenta dificuldades no atendimento, pois o mesmo se encontra sobrecarregado e combatendo a violência, diminuirá no fluxo de atendimento no pronto-socorro.
- Adequação de creches: é cada vez maior o número de mães que precisam de creches e elas precisam ser adequadas à realidade do município.
- PSF: Hoje os PSF estão instalados em casas alugadas e Damon afirma que são necessárias sedes próprias para o atendimento, aplicando melhor os impostos do município.
- Produtividade: os profissionais de saúde, segundo Damon, precisam receber por produtividade, aumentando os rendimentos.
- Assumiu compromisso com os ACS.
- Instalação de duas UPA no município, para desafogar o atendimento do pronto-socorro.
- Dar condição de trabalho nos PSF, principalmente nos distritais. Mesmo que não tenha médico em todos, deixará enfermeiros capacitados para realizar um primeiro atendimento, só transferindo para o pronto-socorro, os casos onde eles não possam atender.
- Reativar o laboratório da Policlínica. Damon assumiu este compromisso e julgou ser inadmissível deixar um equipamento que custou caro aos cofres públicos, parado, por não haver atendimento deste laboratório.
Apoio aos dois hospitais da cidade: o candidato entende que tanto o HNSD, quando o HCC precisam ter apoio da prefeitura. Firmou compromisso em terminar a reforma do Carlos Chagas, caso seja eleito.
- Banco de Sangue: Damon disse que se for eleito, lutará pela implantação deste serviço na cidade.
- Reativar o IPOCARMO
Após a fala do candidato, Danielle Abreu apresentou ao Damon, uma carta compromisso, contendo as reivindicações da categoria. Foi lida na presença de todos e o candidato a vereador e sindicalista da área de saúde, José da Penha, comprometeu à sentar com o prefeito eleito para negociar com a categoria.
O líder sindicalista não sabia da carta compromisso dos profissionais da saúde e tão quanto das suas solicitações.
Feita a leitura e breve discussão sobre o assunto, foi feita uma rodada de perguntas para o candidato a prefeito, destacando algumas:
- Se o candidato for eleito, como manter médicos no PSF, sabendo que boa parte deles não acha atrativo morar no interior e acabam indo embora depois de algum tempo?
Damon disse que não é raro os médicos procurarem outras oportunidades depois de um tempo, quando adquirem certa experiência na função de médico da família. Afirmou que buscará profissionais que tenham experiência com saúde da família, mas aponta muita dificuldade em repor este tipo de profissional.
- Como melhorar as farmácias do PSF?
Manter farmácias com seus respectivos farmacêuticos em algumas regionais, com espaço e infra-estrutura para funcionar adequadamente.
Farmácia móvel
Informatizar o atendimento no PSF, de forma que pacientes possam ser atendidos fora de sua regional.
Uma das reivindicações dos farmacêuticos é o Plano Municipal de Atendimento aos Farmacêuticos, para que eles tenham melhores condições de trabalho.
- Como melhorar o pronto-socorro?
Damon explicou que 70% do atendimento no PS, não é caso emergencial e só tem este índice, graças à falta de atendimento nos PSF. Sugere a instalação de duas UPA’s para a resolução do problema.
Após a rodada de perguntas, o candidato assinou a carta compromisso e foi encerrado o encontro.

Texto de: Leo Fontes

Fonte: http://movimentotransparenciaitabira.wordpress.com/2012/09/05/encontro-dos-profissionais-da-saude-com-o-candidato-damon-lazaro-de-sena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos colegas que postarem comentários solicito que seja comedido em seus comentários. Deixo aqui registrado que comentários ofensivos e de racismo serão responsabilizado com o fornecimento do IP de seu computador para a justiça. O blog agradece a compreenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...