meu mural

Pesquisar no blog

Loading

Seja você também um seguidor do blog ACE Priscila & Amigos

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL
GALERA, PARTICIPEM DO GRUPO ORGULHO EM SER ACE & ACS BRASIL

barra social

28 de novembro de 2012

Dengue: Brasil tem 77 municípios em situação de risco e 375 em alerta


BH

Levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue, incluindo uma capital, Porto Velho. Nessas áreas, onde vivem mais de 5,7 milhões de pessoas, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Além disso, 375 cidades estão em situação de alerta para a dengue (índice de infestação entre 1% e 3,9%), enquanto 787 registraram índices considerados satisfatórios (menores que 1%).
A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios brasileiros. No ano passado, 800 prefeituras haviam participado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), feito pelo governo desde 2003.
Das 77 cidades em situação de risco para a dengue, 58 participaram da pesquisa pela primeira vez e dez mantêm a classificação desde o ano passado. Em 2011, 48 municípios foram identificados em situação de risco, 338 estavam em alerta e 414 apresentaram índice satisfatório.
No Nordeste, mais de 70% das larvas do mosquito se concentram em reservatórios de água. No Sudeste, mais da metade dos focos (59,2%) estão em depósitos domiciliares. No Sul e no Centro-Oeste, o problema maior é o lixo, enquanto no Norte há uma situação de equilíbrio entre o armazenamento de água e o lixo.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que, em dezembro, o verão começa oficialmente no país e que o período é considerado predominante para a circulação do vírus da dengue. “Contamos com a parceria importante de estados e municípios para que a gente tenha uma mobilização com antecedência para evitar epidemias no próximo verão”, disse.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou que o LIRAa funciona como uma espécie de fotografia de momento e que a circulação da dengue deve aumentar em alguns municípios. “Teremos mais chuvas, o que é um ambiente mais provável para infestação do mosquito. Certamente teremos municípios com situação de epidemia”, disse.
http://www.bhaz.com.br/dengue-brasil-tem-77-municipios-em-situacao-de-risco-e-375-em-alerta/

Leia Mais…

26 de novembro de 2012

Agentes de combate a endemias de Canindé de São Francisco conquistam insalubidade de 40%

Os agentes de combate as endemias de Canindé de São Francisco/Sergipe conquistaram através da Associação Canindeense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias(ACACSACE), nesse mês o direito de receber 40% de insalubridade e os retroativos desde 2007.
O processo estava na justiça à três anos.

Parabéns ao  Adailton: Presidente da Associação Canindeense dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias(ACACSACE) e a todos os agentes por mais essa vitória!!!

Leia Mais…

23 de novembro de 2012

COMPANHEIRA ACE PRISCILA-MG, A NOVA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

ACE Priscila-MG e BIO ACS-PE.

Os servidores públicos de Itabira elegeram nessa quinta-feira, 22 de novembro, Priscila Miranda Xavier Costa como presidente do Sintsepmi para o próximo mandato. Ela venceu Ronaldo Antônio de Paula, o Ronaldinho Teteco, por 515 votos a 400.
Priscila Costa é natural de Belo Horizonte, mas trabalha em Itabira-MG, há seis anos como agente de combate a endemias. Casada, 27 anos, mãe de um filho, Priscila diz que vai apostar no diálogo. “Os servidores podem esperar que vou agir da mesma forma que trabalhei pelos agentes. Acreditamos no diálogo”, afirma a presidente eleita.
 
Priscila atualmente não é filiada a nenhum partido político, mas já foi do PSTU. Hoje tem uma proximidade com o PC do B, que faz parte da base aliada do futuro prefeito de Itabira, Dr. Damon. Ao tomar posse em janeiro, ela afirma que pretende separar política de sindicalismo. “Vou me manter mais neutra”, ressalta.
 
A presidente eleita também quer alterar o estatuto do servidor e mudar o mandato de presidência do Sintsepmi. Segundo ela, não é bom que a eleição municipal aconteça na mesma época da eleição sindical. “Pretendemos tirar ou colocar mais um ano, mas é possível que reduzamos para três anos meu mandato”, contou. Priscila afirmou ainda que vai trabalhar para que o sindicato volte a ter credibilidade.  
 
 
ACE Priscila e o senador Aécio Neves
FONTE:  DE FATO ONLINE


PARABÉNS COMPANHEIRA ACE PRISCILA NESTA SUA NOVA MISSÃO, SEI QUE VAI DAR TUDO CERTO POIS CONHEÇO VOCÊ PESSOALMENTE E SEI DA SUA CAPACIDADE E ALÉM DE TUDO ISTO ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ.

ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO, BEIJO EM SEU CORAÇÃO.

BIO ACS

A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

Leia Mais…

Chapa 2 vence a eleição do SINTSEPMI com 115 votos de frente

 

Política

   Data: 22/11/2012

Com 515 votos a Chapa-2 encabeçada por Priscila Miranda Xavier Costa, foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Público Municipais de Itabira (SINTSEPMI), contra 400 votos da Chapa-1 que era encabeçada por Ronaldo Antônio Paula “Teteco”. Ainda ouve um voto nulo, onde a pessoa escreveu que votava para o Palhaço Batatinha.
Ao término da votação foi redigido a Ata da Apuração das Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal do SINTSEPMI para o Quadriênio 2013/2016.
Aos 22 de novembro de 2012, às 18horas, na sede do sindicato, situado a rua Dr. Alexandre Drummond, numero 62, Centro de Itabira, em obediência ao Edital publico no dia 27 de setembro de 2012, e Estatuto do SINTSEPMI, reuniran-se a Comissão Eleitoral para as Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal do SINTSEPMI, legalmente composto por; Maria Cristina dos Santos, Presidente, Ademir de Souza Umbelino, Cyntia Fernanda Avancini, Maria das Dores Figueiredo Coelho, Waldir de Souza Martins e Delbamércia Fátima Marques, com a presença do Sr. Giovane Magno Lopes, atual Presidente do SINTSEPMI, a Priscila Miranda Xavier Costa, da Chapa-2, e Ronaldo Antônio Paula da Chapa-1, e Betino Benício Pena, membro da Chapa-1.
Ao término da votação foi realizada apuração dos votos, sendo promulgado pela Comissão Eleitoral o resultado final do pleito eleitoral. Onde a Comissão tornou público o resultado das eleições do SINTSEPMI, sendo a Chapa 2, vencedora do Pleito, totalizando 515 votos, contra 400 votos da Chapa 1.
Com este resultado a presidente da Comissão Eleitoral Maria das Dores lavrou a presente Ata e assim assinando o documento e sendo seguida pelos demais presentes no local de votação.

Fonte: Átila Lemos

 

Leia Mais…

18 de novembro de 2012

Ministério da Saúde suspende repasse a mais 1,5 mil cidades por irregularidades em informações

Vinícius Soares
Repórter da Agência Brasil



Brasília - O Ministério da Saúde suspendeu no dia 16 o repasse de recursos destinados à área de vigilância sanitária para 1.421 municípios que não abasteceram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial. A portaria publicada no Diário Oficial da União estabelece a mesma punição para 89 cidades que não cadastraram serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
A verba que ficou retida é referente ao terceiro quadrimestre de 2012. Para recuperá-la, os municípios devem atualizar as informações nos sistemas do Ministério da Saúde, que repassará os recursos no mês seguinte ao da regularização.
A suspensão dos repasses é usada pelo Ministério da Saúde como forma de garantir a aplicação correta dos recursos e a prestação de contas das cidades. A suspensão só é feita quando os municípios atrasam o preenchimento das informações obrigatórias por pelo menos dois meses consecutivos.
Edição: Juliana Andrade

Leia Mais…

16 de novembro de 2012

Agentes sanitários abordam saneamento básico na Matala



Matala  - Agentes de saúde comunitária da ONG Africare estão a participar, desde hoje, sexta-feira, no município da Matala, província da Huíla,  de um seminário com o tema "A importância do saneamento básico, cuidados primários de saúde e promoção de saúde nas comunidades".

A acção conjunta entre a ONG e a repartição municipal da Saúde, segundo o responsável da Africare na Matala, Francisco João Camilo, visa a prevenção de doenças provocadas pela falta de higiene, como as diarreias agudas.


Sublinhou que a formação vai durar um mês e integra uma componente de campo, como a realização de palestras nos bairros mais críticos: Muvale, Comande Cowboy e 11 de Novembro.

Segundo o responsável, os agentes da saúde comunitária têm realizado visitas casa por casa, no sentido de aconselhar as pessoas sobre o saneamento ambiental, facilitar a distribuição de água potável, o primeiro socorro e o tratamento de doenças simples e comuns.


Francisco João Camilo referiu igualmente que os agentes da saúde comunitária têm levado a cabo a educação nutricional, saúde materno-infantil e a actividade de planeamento familiar.


Avançou que a ONG tem o objectivo de aumentar as acções de mobilização dos cidadãos sobre a importância do saneamento do meio para a prevenção de doenças, uso correcto do mosquiteiro, depósito do lixo em lugares certos, para além de outras acções comunitárias.

Acrescentou, a Africare, a nível do município da Matala, controla 508 agentes da saúde comunitária.


Leia Mais…

15 de novembro de 2012

Esplanada: Prefeito é acusado de retirar gratificação de agentes de Saúde sem justificativa

por Francis Juliano

Esplanada: Prefeito é acusado de retirar gratificação de agentes de Saúde sem justificativa
Funcionários da Saúde do município de Esplanada (Norte baiano) denunciam que o atual prefeito da cidade, Diolando Batista (PP), retirou sem justificativa e sem comunicado oficial a gratificação dos servidores da pasta. O representante do sindicato dos agentes de endemias e saúde, Kid Will Matos, em contato com o Bahia Notícias, disse que o adicional está incorporado à folha dos profissionais desde 2002, e que o mesmo prefeito tinha referendado a gratificação em 2008. Segundo Matos, além disso, o gestor, depois de não conseguir eleger o candidato José Aldemir da Cruz (PRB) – ex-prefeito -, tem atrasado o vencimento de outros servidores. “Fora os profissionais da Educação, que recebem porque o recurso vem via Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica], e as pessoas que têm cargos comissionados, todos estão tendo problemas com atraso de salário”, afirmou. O agente diz que a demora nos pagamentos de servidores municipais começou em junho passado, mesmo período em que a campanha de Aldemir da Cruz passou a ser articulada, apesar de Diolando ter o nome inscrito como um dos concorrentes à eleição de 7 de outubro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o servidor, a quantia paga como gratificação é de R$ 336, o que representa mais de um quarto da remuneração dos agentes. A redação do BN tentou contato com a prefeitura de Esplanada, mas até o final da tarde desta quarta-feira (14) nenhuma das ligações foi atendida.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br

Leia Mais…

1 de novembro de 2012

SINDICATO DOS AGENTES DO RIO GRANDE DO NORTE PARALISA AGENTES COM FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO

Ao longo de mais de um ano, vimos reivindicando condições de trabalho para agentes comunitários e de endemias. Sem fardamento, sem protetor solar e labial e, principalmente, sem material básico de trabalho, os agentes vinham fazendo o que podiam para trabalhar, mas  tivemos que intervir paralisando quem não tem condições de trabalho.

A imprensa foi chamada e como sempre nos atendeu. Duas das materiais que denunciaram a situação atual dos agentes, foram preponderantes para que a Prefeitura agilize o processo de compra de fardamento e protetor. Esperamos que isso não fique para próxima administração!

TV TROPICAL 27-10-2012
INTER TV 31-10-2012

Leia Mais…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...